Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Construindo pontos de vista no Simpósio Universal: o lugar do outro na evidência do um
MARINEZIO GOMES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
22/05/2012

O ensino de Língua Portuguesa deve ter por fim oferecer ao aluno oportunidades para que possa ampliar sua competência discursiva nas diversas situações comunicativas, especialmente nas instâncias públicas de usos da linguagem, facilitando-lhe a inserção no mundo da escrita, exp licitando-lhe o papel desta nas sociedades letradas e ampliando, dessa forma, suas possibilidades de participação social e de pleno exercício da cidadania. Por essa razão e considerando que argumentar é condição básica para o exercício da cidadania, desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar, nos textos produzidos por duas turmas de cursos técnicos integrados de nível médio – uma constituída por adolescentes e outra, por jovens e adultos – os pontos comuns e os divergentes entre elas, no que tange à hierarquização de valores presente na argumentação desenvolvida por eles, à presença de vozes alheias na construção do argumento de autoridade e aos modos como o discurso alheio está inserido nessas produções. Para constituir o corpus, desenvolvemos uma sequência didática, ao final da qual foi produzido um artigo de opinião sobre temática previamente discutida: “A obrigatoriedade do voto no Brasil”. A análise incidiu sobre essas últimas produções escritas e foi feita a partir de dois aportes teóricos: um referente à heterogeneidade discursiva, composto, sobretudo, pelos postulados de Bakhtin (2010, 1993a, 1993b), Bakhtin/Voloshinov (2009, 1976), Maingueneau (2001, 1997) e Authier-Revuz (2011, 2004, 1998, 1990); e outro, contemplando a Teoria de Argumentação no Discurso, pautado, em primeiro lugar, nos estudos de Perelman; Tyteca (2005), mas também em Reboul (2004), Breton (2003) e Abreu (2008). Analisamos vinte artigos – sete de uma turma e treze de outra –, considerando-os individualmente e, posteriormente, no conjunto de que fazem parte, a fim de proceder a uma apreciação de caráter comparativo. Quanto aos valores, os resultados mostraram que a maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos prioriza a liberdade de escolha enquanto a maior parte dos adolescentes realça o país e seu desenvolvimento. Em relação às vozes presentes na construção do argumento de autoridade e aos modos de citação destas, constatamos, na turma da EJA, maior recorrência a textos que versam sobre a temática, publicados na internet, sobretudo a dois que foram discutidos em sala de aula, bem como maior tendência a optar, na citação do discurso do outro, por modos que permitem a repetição literal. Já os adolescentes apresentam maior diversidade de vozes e utilização de modos de citação que evidenciam o trabalho de interpretação dessas vozes, como o discurso indireto. Muitos outros trabalhos podem ser desenvolvidos como decorrência deste, abordando diferentes aspectos da argumentação desses dois grupos, bem como outros referentes, por exemplo, à configuração do gênero e aos recursos linguísticos empregados na construção deste.

Valores. Argumento de autoridade. Heterogeneidade. Discurso alheio.
The Portuguese language teaching goal is to offer students opportunities to expand their discursive competence in a variety of communicative situations, especially inpublic instances of language uses, making the introduction of students into the writing world an easier task. By showing the role of writing through literate societies students would increase their social engagement on citizenship. Considering argumentation the basis condition to this achievement (citizenship), we developed this paper aiming to identify similar and different points of view related to hierarchy of values presented in their texts, to find other voices in the authority argument construction and the way the speech of others is inserted into these productions. The texts were produced by students of two groups of a secondary technical education program, one made up by teenagers (called Técnico Integrado do Nível Médio) and the other formed by youth and adults (called Técnico Integrado EJA). To build a corpus, we developed a didactic sequence which ended up in an opinion article about the previous discussed theme: the obligation of vote in Brazil. The analysis was made based on the written production and had two theoretical supports: the heterogeneity of discourse theory elaborated mainly by Bakhtin (2010, 1993a, 1993b), Bakhtin/Voloshinov (2009, 1976), Maingueneau (2001, 1997) and AuthierRevuz (2011, 2004, 1998, 1990); and the second theory is about Discourse Argumentation Studies developed in the first place by Perelman; Tyteca (2005), and also discussed by Reboul (2004), Breton (2003) and Abreu (2008).Twenty articles were analyzed, seven from one group and thirteen from the other, considering them individualized at a first moment, and then compared belonging to the group they are part of. The results showed that the great majority of the EJA group prioritizes a free will, instead of the other teenager group which magnifies the country and its development. Talking about the other voices presented on the authority argument construction and the ways of quotations, the EJA group had a large search using internet sources, including two texts previously worked in class, and a great tendency to choose a literal repetition on the other discourse quotation. Otherwise, the teenager group showed a larger diversity of voices and they did a clear interpretation of them, using indirect speech. These final results pointed out to the need of a special attention to the EJA students. This institution and its teachers should find a way to improve and guarantee a better promotion of reading and writing skills, for the students really develop the capacity to exercise full citizenship. Besides, many works can be applied as a result of this one, the study of different aspects of the argumentation, as well as other subjects as genre configuration and linguistics resources used in the discussed constructions.
Values. Authority argument. Heterogeneity. Speech of others.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de nove anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA
Sim
Nome Categoria
GILTON SAMPAIO DE SOUZA Docente
SULEMI FABIANO CAMPOS Participante Externo
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim