Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Pelos fios do discurso pedagógico: o processo de ensino da escrita nos cursos de letras/UERN
LUZINETE CESARIO DE ARAUJO FREITAS
DISSERTAÇÃO
25/05/2012

O estudo parte da pergunta: o discurso pedagógico do professor de Didática da Língua Portuguesa possibilita o desenvolvimento de um processo de ensino de escrita, pautado na tríade: interação, construção de sentidos e produção de conhecimentos; A pesquisa foi realizada em cursos de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e os dados analisados são do Bando de Dados do Programa de Cooperação Acadêmica entre a Universidade Federal do Maranhão (IES Proponente), a Universidade de São Paulo (IES Associada I) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (IES Associada II). É considerada documental, visto que os dados já estavam coletados, embora ainda, parte deles se encontrasse em fase de organização. Para maior sustentabilidade das análises buscou-se respaldo nos aportes teóricos de Bakhtin (1992, 2002), Riolfi (2008) Perelman e Tyteca (1999) Marcuschi (2008), Rastier (2000), Souza (2008), Freitas (2008), Gregolim (2003), Antunes (2003), Geraldi (1995) e Pécora (1999), dentre outros. Com o objetivo de investigar o processo de ensino da escrita nas aulas de Metodologia Didática da Língua Portuguesa, a pesquisa toma por base o discurso de uma professora e as estratégias por ela utilizadas na sala de aula. Os resultados apontam as vozes que permeiam o discurso no contexto da sala de aula, as concepções de escrita da professora – sujeito da pesquisa -, bem como as estratégias de ensino voltadas à escrita.

Discurso. Ensino. Escrita
The study begins with the question: The teacher's pedagogical discourse of the Portuguese Didactic enables the development of a process of teaching writing, based on drug interaction, meaning construction and production of knowledge? The research was conducted in courses of letters, the university of Rio Grande do Norte and the data analyzed are from the Database Program Academic Cooperation between the Federal University of Maranhão (IES Proponent), the University of São Paulo (IES Associate I) and the University of Rio Grande do Norte (IES Associate II). Documentary is considered, since the data were already collected, although, part of it is found in the phase of organization. For more sustainability analysis sought to support the theoretical contributions of Bakhtin (1992, 2002), Riolfi (2008) Perelman e Tyteca (1999) Marcuschi (2008), Rastier (2000), Souza (2008), Freitas (2008), Gregolim (2003), Antunes (2003), Geraldi (1995) e Pécora (1999), among other. With the objective to investigate the process of teaching writing classes Methodology/Didactic Portuguese Language, the research builds on the discourse of a teacher and the strategies it uses in the classroom . The results point to the voices that permeate the discourse in the context of the classroom, conceptions of the teacher's written - research subject - , and teaching strategies geared to writing.
Discourse. Education. Writing.
1
120
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
As práticas de leitura no ensino de língua portuguesa em cursos de letras e pedagogia

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
Sim
Nome Categoria
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
MARIA DA CONCEICAO C DE MEDEIROS GONCALVES MATOS FLORES Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim