Para o constructo do tema Infância e Turismo, a partir, sobretudo, do olhar de
crianças residentes em um lugar turístico, no presente trabalho se dialoga com o
aporte teórico da Geografia Humana, especialmente da Geografia Cultural e da
Geografia do Turismo, além de se alicerçar nos postulados da Sociologia da
Infância, bem como da própria Geografia da Infância. O objetivo principal da
pesquisa foi o de investigar o binômio Turismo e Cotidiano, a partir da perspectiva
de grupos de crianças residentes em Matinhos (PR), nomeadamente um lugar
turístico de fluxo sazonal. A conformação teórica do presente trabalho abarca a
evolução histórica do enfoque humano e cultural na Geografia; o turismo a partir de
uma perspectiva geográfica, aprofundando-se nos temas do sentido de lugar e lugar
turístico, do cotidiano e do turismo como prática social e a sua relação com o
cotidiano do visitante e do visitado; a busca por uma humanização do turismo,
situando o fenômeno como social e, essencialmente, humano; a abordagem da
Infância, embasada nos estudos da Sociologia e da Geografia da Infância; e, por
último, a relação Infância e Turismo. A pesquisa empírica foi a de natureza
qualitativa e se realizou por meio de aplicação de questionário junto aos alunos do 5o
ano, turmas A e B, de uma escola pública, bem como alunos do 5o ano de uma
escola privada, ambas localizadas no município de Matinhos, além de formulário
denominado “Diário”, de entrevistas com as educadoras responsáveis pelas
referidas turmas e de observações em sala de aula. Os resultados apontaram, a
partir do olhar das crianças pesquisadas, uma complexa relação social estabelecida
em face da vinda de turistas e visitantes, estruturando a tese que consiste na
afirmação de que tais crianças têm percepções, sentimentos e opiniões consistentes
quanto ao turismo, especialmente em se tratando de alterações em seu cotidiano
com o advento do fluxo turístico de massa.