Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ensino de Ciências da Natureza (31003010085P0)
PROPOSTA DE CURRÍCULO DE NIVELAMENTO EM FÍSICA PARA OS CURSOS TÉCNICOS PÓS-MÉDIO NOTURNOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL HENRIQUE LAGE
AUGUSTO JOSE BRITO VEIGA
DISSERTAÇÃO
24/03/2015

No presente trabalho é apresentada uma proposta de um Curso de Nivelamento em Física destinado à educação técnica profissional no ensino noturno Pós-Médio na Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL). Tem como objetivo aprimorar a qualificação dos profissionais que cada vez mais vêm sendo requisitados para trabalhos técnicos, seja na esfera nacional ou internacional. Com o intuito de haver um maior entendimento do estudo, foi feito um histórico do desenvolvimento da Educação Profissionalizante desde o tempo do Brasil colônia até os dias de hoje, destacando algumas das principais leis que normalizam o processo educacional, validando o caráter do trabalho. Durante o desenvolvimento deste projeto houve preocupação em sinalizar que o ensino técnico profissionalizante noturno Pós-Médio sofre várias interferências do Ensino Médio, onde ocorrem lacunas importantes em relação à Física, fundamentais ao aprendizado de matérias técnicas. Além disso, também é apresentada uma análise dos conteúdos de Física em que é necessário suprir deficiências e carências localizadas. Leva-se em conta o nível socioeconômico dos alunos e suas necessidades, por se tratarem de pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo, procurando melhorar sua formação profissional. Dessa maneira, propõe-se o currículo de um Curso de Nivelamento em Física, de caráter semipresencial e com a utilização de email e do aplicativo WhatsApp, com os conhecimentos necessários para auxiliar nas matérias técnicas. Com isso, espera-se diminuir a repetência e evasão escolar nos cursos técnicos noturnos Pós-Médio da ETEHL, com perspectivas de que o Nivelamento seja estendido para outras unidades escolares da rede estadual de educação técnica.

Nivelamento em Física; Escola Técnica; Educação Profissional; Curso Pós-Médio.
In the present work it is presented a proposal of a Leveling course of Physics for the professional technical education in Post Middle at the State Technical School Henrique Lage (STSHL). It aims at improving the qualification of professionals who increasingly are being required to work either in the national and international sphere. Towards a better understanding of the study, it was made a historical development of professional education since the time of colonial Brazil until the present day, highlighting some of main laws that normalize the education process, validating the character of the work. During the development of this project there was concern in signalizing that the professional education in Post Middle night courses undergoes several High School interferences, where important disruptions occur related with Physics, which are fundamental to the learning of technical disciplines. Besides it is presented an analysis of the Physics contents in which the deficiencies and shortcomings are located. It is taken into account the social economic level of the students and their needs, since they are people who work and study at the same time, trying to improve their professional education. In this way, it is proposed a curriculum of a Leveling Physics course, with a partly in person character, using email and the applicative WhatsApp and exploring the topics required to assist them in the technical disciplines. Doing so, it is expected decreasing repetition rates and truancy in the night Post Middle courses at STSHL, with perspectives that the Leveling Course can be extended to other school unities of the professional educational state system.
Leveling in Physics; Technical School; Professional Education; Post-Middle Course.
01
126
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

ENSINO DE FÍSICA (EF)
EF-ENSINO APRENDIZAGEM
A ESCOLA, O PROFESSOR E O ENSINO.

Banca Examinadora

ISA COSTA
Não
Nome Categoria
PAULO DE FARIA BORGES Participante Externo
DAISY MARIA LUZ Docente
RUTH BRUNO Participante Externo
LUCIA DA CRUZ DE ALMEIDA Docente

Vínculo

-
-
-
Não