Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Inscrição discursiva do crime passional na revista Veja
REINALDO ALVES TEIXEIRA
DISSERTAÇÃO
29/05/2012

Esta dissertação, que tem como título Inscrição discursiva do crime passional na Revista Veja, se propõe a descrever/interpretar mecanismos discursivos de inscrição do crime passional na prática discursiva da revista Veja. O estudo fundamenta-se nas teorizações da Análise do Discurso (AD) de orientação francesa, área do conhecimento que tem se caracterizado em sua fase atual por tomar emprestado de outras áreas das ciências sociais os fios necessários para engendrar o seu próprio tecido. Neste campo recorremos às contribuições de Foucault como as noções de poder, sujeito, discurso e indivíduo perigoso, observando nas artimanhas do saber-poder articuladas na Veja a construção de tal noção. O corpus é formado por reportagens sobre crimes passionais de grande repercussão social e midiática que estamparam as páginas da Veja. Metodologicamente definimos analisar a inscrição do crime passional, a partir do trajeto temático poder e sociedade, crime passional e espetacularização que orientará a leitura do corpus a partir dos seguintes eixos: impunidade e incompetência da justiça e da polícia; defesa da honra e relações desiguais de gênero; crueldade do crime e a exposição da vida do criminoso.A análise indicou que a revista Veja funciona como um importante espaço discursivo, no qual o crime passional é discursivizado e inscrito por meio de um conjunto de estratégias, entre as quais podemos destacar a memória discursiva e a espetacularização da notícia. O presente estudo constatou ainda que o discurso em geral e o discurso jornalístico da revista Veja, em particular, irrompe de um conjunto de arranjos, de possibilidades que dependem de relações já estabelecidas e de enunciados já propalados e que o sujeito é uma construção discursiva, produto do poder e do saber. Em síntese, a presente pesquisa constatou que a Veja inscreve discursivamente o crime passional por meio do uso das estratégias próprias da prática jornalística, as quais permitem a espetacularização de determinados acontecimentos.

Discurso. Crime Passional. Espetacularização da Notícia. Revista Veja.
This dissertation, which is entitled discursive inscription of crime of passion in magazine Veja, aims to describe / interpret discursive mech anisms of inscription of the crime of passion in the discursive practice of Veja magazine. The study is based on the theories of discourse analysis (DA) from French area of knowledge that has been characterized in its current phase by borrowing from other areas of social sciences the necessary wires to engender its own tissue. In this study, we used also Foucault's thought and, in the light of this philosopher, we talked about the notions of power, subject and discourse, as well as the constitution of the notion of dangerous individual, seeking to find the antics of power-knowledge for the construction of such notion. Methodologically, the research is of a qualitative / interpretive and within the field of Applied Linguistics, standing at an approach that excels in historicalcultural reality of the subjects, establishing dialogue with other fields of knowledge, which treat the question of the subject of speech and media practice. Data analysis indicate that Veja magazine serves as an important discursive space in which the crime of passion is put into a discursive practice andinscribed through a set of strategies, among which we highlight the discursive memory, which functions as a previously mentioned that enables all mean and is explored in an obvious manner by the enunciator. The show is also another strategy used, since in all cases examined we found a use made by the magazine, evidences to sensationalize the murder of passion. This study also found that the speech in general and journalistic discourse of Veja magazine, in particular, bursts of a set of arrangements, of possibilities that depend on relationships already established and publicized as set out and that the subject is a discursive construction, product of power and knowledge. In summary, this study found that Veja magazine discursively inscribes the crime of passion through the use of their own strategies of journalistic practice, which allow the spectacle of certain events.
Discourse. Crime of passion. News of the spectacle. Magazine Veja.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Relações de poder e processos de subjetivação nos textos midiáticos

Banca Examinadora

FRANCISCO PAULO DA SILVA
Sim
Nome Categoria
IVONE TAVARES DE LUCENA Participante Externo
ANTONIO LUCIANO PONTES Docente
FERNANDA MARQUES DE QUEIROZ Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim