Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
A poesia na sala de aula: reflexões sobre o ensino de língua materna
MANOEL GUILHERME DE FREITAS
DISSERTAÇÃO
24/08/2012

O presente texto objetiva refletir sobre o uso do texto poético – poesia no ensino de Língua Materna enquanto construção de sentido, para que possamos verificar o modo como ele está sendo utilizado nas aulas de LM ou não, tendo como referência a leitura, a interpretação, a compreensão textual e análise linguística, conforme apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, pois estes constituem parâmetros a nível nacional na Educação Básica brasileira. Para tanto, buscar-se-á saber, também, se outros gêneros textuais estão sendo utilizados. Para a análise, escolhemos como objeto de estudo,o ensino de LM no Ensino Fundamental maior, das escolas públicas estaduais do município de Pau dos Ferros – RN, a saber: Escola Estadual “4 de setembro”, Escola Estadual “Tarcísio Maia”, Escola Estadual “Teófilo Rego” e, finalmente, Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas”. Portanto, a partir deste Corpus, percebemos que o gênero poesia já está sendo utilizado nas aulas de Língua Materna, embora que seja lento, além do uso do texto como pretexto para o ensino de tópicos gramaticais. Ainda assim, foi possível perceber aulas interessantes com tal gênero, o que mostra que este gênero pode ajudar na melhoria da leitura, da compreensão, da interpretação e produção textuais dos alunos, desde que o professor seja um mediador do processo ensino – aprendizagem de maneira eficaz e competente, oferecendo textos significativos e atraentes para os alunos, além de serem diversificados formalmente e discursivamente.

Gêneros textuais, Poesia, PCNs, Leitura, Interpretação.
This paper reflects on the use of the poetic text - poetry in the teaching of Mother Tongue as construction of meaning, so we can check how it is being used in the classes of LM or not, with reference to the reading, interpretation, understanding textual and linguistic analysis, as pointed by the National Curricular Parameters - PCNs, as these parameters are nationally Basic Education in Brazil. To do so, it will seek to know, too, if other textual genres are being used. For the analysis, we chose as the object of study, teaching LM in Elementary Education major, the public schools of the city of Pau Irons - RN, namely: State School "September 4," State School "Tarcisio Maia" State School "Theophilus Rego" and finally State School "Teacher Maria de Freitas Edilma." Therefore, from this corpus, we realized that the poetry genre is already being used in the classroom in Mother Tongue, although it is slow and the use the text as a pretext for teaching grammar topics. Still, it was possible to see lessons interesting with such genre, which shows that this genre can help improve reading, comprehension, interpretation and textual production of the students, since the teacher is a facilitator of learning - teaching process so effective and competent, offering significant texts and attractive to students, and are diversified formally and discursively.
Textual Genres, Poetry, PCNs, Reading, Interpretation.
1
112
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Identidades, práticas discursiva e culturas na modernidade

Banca Examinadora

GUILHERME PAIVA DE CARVALHO
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
MANOEL FREIRE RODRIGUES Docente
MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim