A forma de abordagem de conteúdos matemáticos, em especial a geometria, é fator importante no processo de construção de conhecimento por parte dos alunos, e o papel do professor, nesse contexto, é de facilitar o aprendizado. Os recursos pedagógicos utilizados nesse processo podem facilitar ou comprometer a aprendizagem. Dessa forma, surgiu a necessidade de se pesquisar a utilização de recursos tecnológicos, por meio de uma linguagem audiovisual como o vídeo, no processo de ensino de geometria. O referido trabalho, numa abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar contribuições da utilização de recursos de vídeos para a visualização e/ou reconhecimento de elementos geométricos por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Para nosso objetivo ser alcançado, selecionamos vídeos que abordam a geometria e sua relação com o cotidiano. Elaboramos e avaliamos pela aplicação atividades baseadas nos vídeos selecionados para trabalhar conceitos básicos de geometria, a partir da visualização e da relação com o cotidiano. A abordagem foi realizada com alunos da turma B do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal, situada no município de Serra, estado do Espírito Santo, em quatro encontros que envolveram treze momentos com esses alunos. Nesses momentos, observamos a apresentação dos vídeos e aplicamos atividades com os alunos que construíram registros escritos ao final de cada encontro. Todo material produzido pelos alunos serviu de instrumento para formalização de nossa análise. As atividades propostas aos alunos buscaram alcançar as habilidades visual, verbal, gráfica, lógica e de aplicação propostas pelo primeiro nível da teoria de Van Hiele. Concluímos que, quando selecionamos e apresentamos vídeos adequados à visualização de elementos geométricos presentes no cotidiano e promovemos discussões e reflexões acerca desses vídeos, despertamos o olhar do aluno para a geometria inserida no dia a dia. Desse modo, contribuímos para o desenvolvimento do raciocínio geométrico do aluno. Durante a aplicação da pesquisa com os alunos, foi construído um vídeo apresentando a visualização da geometria em seu no cotidiano. Como produto para essa pesquisa, desenvolvemos um guia didático que possibilita professores, e demais interessados, um material pedagógico a ser utilizado como ferramenta no trabalho de geometria. Nele detalhamos os vídeos e as atividades utilizadas nesta pesquisa, de modo a possibilitar o desenvolvimento da produção de conhecimento de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.