A inserção escolar tem sido alvo de discussão constante no atual governo. Políticas públicas estão sendo criadas para aumentar a inclusão social, sendo que a Educação a Distância (EaD) está sendo usada como instrumento para a produção e socialização do conhecimento nas várias esferas da sociedade. Neste contexto o professor assume um novo papel no processo de ensino-aprendizagem, o da mediação pedagógica. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da qualidade de vida no trabalho dos professores-tutores como um dos componentes da evasão discente nos cursos de educação a distância. Realizou-se um estudo exploratório transversal de caráter retrospectivo, com 147 professores tutores que atuaram nos cursos EaD do IFSP em parceria com a e-Tec Brasil. Levantou-se a taxa de evasão nos módulos dos cursos em que esses professores atuaram por um ciclo (3 ou 4 semestres). Foram aplicados dois questionários: o QWLQ-bref, para avaliar a qualidade de vida no trabalho dos professores tutores e outro, elaborado pela autora, visando avaliar a percepção do professor diante do trabalho de tutoria englobando as dimensões pessoais, formação acadêmica, ocupação e avaliação da atuação profissional, possuindo 18 perguntas. Foram feitas comparações intercursos através do teste t-student. O grupo de professores atuante no curso que apresentou menor taxa de evasão (34%) durante o período estudado foi o que obteve melhor índice de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em todos os quesitos. As maiores diferenças estatísticas foram encontradas nos cursos que apresentaram maior taxa de evasão (63% e 74%) quando comparados com o que apresentou a menor taxa, sendo que o curso com evasão de 63% diferiu na QVT (p=0,000008119) e nos domínios: físico/saúde (p=0,017), psicológico (p=0,0013), pessoal (p=0,000005582), profissional (p=0,000004269) e o curso com evasão de 74% diferiu na QVT (p=0,00937) e nos domínios: psicológico (p=0,011), pessoal (p=0,00467), profissional (p=0,00531) do curso com menor evasão. Em relação ao perfil do professor tutor, os cursos que apresentaram menor e maior evasão quando comparados apresentaram as maiores diferenças estatísticas quanto aos dados: idade (p=0,00915), sexo (p=0,000089), estado civil (p=0,016), instituição de graduação (p=0,0041), especialização (p=0,00546), mestrado (p=0,0048), doutorado (p=0,00557), tempo de docência (p=0,021), tempo na EaD (p=0,000056), lugares em que trabalha (p=0,013), carga horaria EaD (p=0,039). Foi possível demonstrar que os cursos que possuem menor taxa de evasão foram aqueles nos quais os professores tutores apontaram uma melhor QVT. Observou-se também que o perfil do professor tutor influencia na taxa de evasão dos cursos.