Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Encontros e (des)encontros no ensino de literatura: o olhar do professor e do aluno de duas Escolas de Catolé do Rocha - PB
FRANCISCO GOMES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
23/07/2013

O trabalho com a literatura, fundamental para o processo formativo do estudante, é fator de discussões, questionamentos em se falando de seus processos mediadores, por parte dos professores, bem como da receptividade dos alunos, sendo que a etapa denominada Ensino Médio não é isento de tais problemáticas, vendo-se que nesta fase, além de possibilitar uma visão diferenciada de mundo, entra, então, o propósito de preparar e formar o aluno para que este obtenha ingresso na Universidade. Esta pesquisa insere-se nesta contextualização e por intermédio dela, busca-se ver a análise do professor e a do aluno, na citada etapa formativa, especificamente de duas escolas públicas, de forma a se obter os posicionamentos, no texto, denominados olhares das partes envolvidas, sobre o modo como veem o ensinar e a consequente receptividade. A seguir, analisam-se os ditos encontros, entendidos como marcas positivas; bem como os desencontros, visto como os obstáculos, mediante a ótica docente e discente. Dessa maneira, o estudo se propõe a observar o ensinar envolvendo a literatura e se posicionar sobre este, embasado nas respostas dadas nos questionários elaborados especificamente para esta investigação, coletando as informações mediante o entendimento de alunos e professores. A partir disto, pode-se enxergar se ela existe em sua essência, além do mais se é difundida e ministrada de maneira a motivar o interesse dos estudantes. As interpretações, as análises e as reflexões sobre os dados coletados no questionário apoiam-se em vários conceitos didático-pedagógicos e teorias de vários estudiosos, podendo-se exemplificar Bakhtin (2009), dentre outras, vendo o ensino e a literatura cuja linguagem é específica e marcada pela diversidade de discursos, requerendo iniciativas docentes e motivação discente pela vontade de ler. A pesquisa contou com a participação dos professores e alunos que atuantes em duas escolas públicas. O apresentado sobre o conjunto das investigações evidencia a forma como se desenvolvem as práticas com a literatura, deixando evidente a necessidade de que se propiciem muitas contribuições para a melhora deste projeto de aprendizagem, tanto pela opinião de professores, como de alunos.

aluno - ensino médio – literatura – professor
Work with the literature, critical to the educational process of the student, is a factor of discussions, questions when talking about their mediating processes, by teachers, as well as the receptivity of the students, and the step called School is not free of such problems, seeing that at this stage, in addition to providing a different view of the world comes, then the purpose to prepare and train students to get admission in this university. This research fits into this context and through it, looking up to see the analysis of the teacher and the student, quoted in formative stage, specifically in two public schools in order to obtain the positions in the text called party looks involved, on how they see the teaching and consequent receptivity. Next, we analyze the said meetings, defined as positive marks, as well as the inconsistencies seen as obstacles by the faculty and student perspective. Thus, the study aims to observe the teaching involving literature and position themselves on this, based on the answers given in the questionnaire designed specifically for this research, collecting information through the understanding of students and teachers. From this, one can see that it exists in its essence, besides it is so widespread and given to motivate students' interest. Interpretations, analyzes and reflections on the data collected in the survey rely on didactic teaching various concepts and theories of various scholars, may exemplify Bakhtin (2009), among others, seeing teaching and literature whose language is specific and marked by the diversity of discourses, initiatives requiring teachers and students motivated by the desire to read. The research involved the participation of teachers and students working in two public schools. The presented research on all the shows the way they develop practices to the literature, making it clear that the need to propitiate many contributions to this project improves learning, both by the opinion of teachers as students.
student - school - Literature - Teacher
1
124
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
O espaço reservado ao ensino de literatura em cursos de letras

Banca Examinadora

MARIA EDILEUZA DA COSTA
Sim
Nome Categoria
GILTON SAMPAIO DE SOUZA Docente
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente
ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim