Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Análise da proposta didática para literatura na graduação de letras: USP e UERN
AFRANIO GURGEL DE LUCENA
DISSERTAÇÃO
20/08/2013

Apresentamos neste trabalho o resultado de um estudo analítico de enunciados do Curso Letras/Português como propostas de ensino que condicionam a formação docente. Para tanto, foram analisadas as Ementas/Programas Resumidos de Literatura da Universidade de São Paulo – USP e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Antes fizemos um itinerário de per se ao afectio societatis como forma de configurar a pesquisa ao conhecimento individual e aos estabelecido nas escolas humanísticas, depois tratamos das condições de fundação da USP como idealização paulista de formação das elites e da UERN como realidade potiguar da interiorização do ensino superior. Em seguida, para entendemos o corpus como proposta enunciativa disciplinar, tratamos do próprio conceito de enunciado como instrumento sócio-histórico constituído e as considerações foucaultianas acerca do arquivo, da história e da disciplina como partes essenciais de um composto teórico que elevam o entendimento das propostas curriculares que são as bases da prática docente. Para sustentação teórica, tivemos: Aristóteles (1997); Moisés (2004); Foucault (2000; 2009; e 2010); Weber (2011); Chiappini (2005; 1988); Guimarães (2004); Houser (1995); Hilsdorf (2006); Bosi (1996); Coutinho (2004); dentre outros que verbalizaram os estudos dos enunciados didáticos e a proposta de se ter um ensino pautado no texto literário como condição curricular para a relação literatura e ensino na formação docente.

Ementas/Programas Resumidos; formação docente; literatura e ensino.
Here is an analictical study about statements done about Letras Portuguese Course as teaching proposal that support teacher education. To do that we analyzed discipline menu (content) – short content to from Literature disciplines programmes proposed by Letras Courses at São Paulo State University - USP and Rio Grande do Norte State University - UERN. We first did a kind of historyabout the afectio societatis, having as aim figuring out the research to an individual knowledge and also to knowledge developed at human literature schools. After that we persecute USP history foundation in a sense of to understand Paulista people idealization to educate rich people, and after that we did the same about Rio Grande do Norte State University in their will to tech to poor students from a backgroud region in Brazilian Northeast. After that, we deal with the concept of enunciate as a socio-historical tool and Foulcault considerations about History and Discipline file, file as a essencial part of a theorical composition that high the understanding of curricula as the bases to teaching practices. Our theorical propositions comes from Aristóteles (1997); Moisés (2004); Foucault (2000; 2009; e 2010); Weber (2011); Chiappini (2005; 1988); Guimarães (2004); Houser (1995); Hilsdorf (2006); Bosi (1996); Coutinho (2004); among others that propose studies on didactical speech, and also show the need of a teaching based on literary text as a fundamental condition at the curriculum that takes into account the relationship between literature and teacher education.
Discipline menu (short content). Discipline Program Palavras-chave: Ementas/Programas Resumidos; formação docente; literatura e ensino.
1
127
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
O espaço reservado ao ensino de literatura em cursos de letras

Banca Examinadora

MARIA EDILEUZA DA COSTA
Sim
Nome Categoria
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente
MANOEL FREIRE RODRIGUES Docente
JOSE HELDER PINHEIRO ALVES Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim