Esta Dissertação está vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e de Aprender, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC. Apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o desenvolvimento da perspectiva ação-reflexão-ação docente na formação continuada de professores em Educação em Saúde na rede municipal de ensino de Rio do Sul, SC. As ações de Educação em Saúde nas escolas e na formação de professores constituem, portanto, o campo desta investigação, partindo do pressuposto de que, com o enfoque de Promoção da Saúde e do letramento, surgem caminhos de reflexão das práxis da saúde e da educação. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujas fontes de evidências foram registros dos alunos e observação participante, relacionados aos Projetos Pilotos I e II, desenvolvidos em 2010 e em 2011, em uma escola de tempo integral do município onde realizamos a pesquisa, bem como observações diretas da formação realizada, em 2010 e em 2011, com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental dessa rede de ensino, e relatos das experiências dessas professoras. A análise dos Projetos Pilotos I e II revelou a apropriação, pelos alunos, do conceito de saúde do ponto de vista ampliado; a contextualização da saúde no âmbito pessoal, por meio de histórias de vida e dos diários pessoais; no âmbito escolar, nas práticas de letramento, por meio de gêneros textuais e sequências didáticas; e, na comunidade, resultou no empoderamento dos sujeitos. Quanto à formação continuada, os resultados apontaram que as formações, na rede de ensino de Rio do Sul, passaram de conteúdos sistemáticos e técnicos próprios da saúde para as oficinas psicopedagógicas e, dessas, para as situações reais e problemáticas do cotidiano. A análise também apontou a influência dos Projetos Pilotos nas formações com professoras direcionadas à Promoção da Saúde e ao letramento em saúde; e no desenvolvimento de projetos nos Centros Educacionais em que essas professoras atuam. A perspectiva da ação-reflexão-ação nas formações continuadas da rede municipal de ensino de Rio do Sul denotou o seu desenvolvimento na prática, na reflexividade e na premissa dos formadores serem sujeitos e os professores, autores da sua própria formação. Consideramos que as possibilidades de integração entre o setor da saúde e a educação perpassam por estratégias na escola, local de vivências concretas e onde se fazem e se refletem as práticas pedagógicas para as formações continuadas de professores em Educação em Saúde.