O objetivo desta tese é contribuir para os estudos sobre a competitividade de destinos turísticos, através da proposição de um modelo sistêmico, que permite identificar os fatores que impactam a capacidade de municípios brasileiros para criar e para integrar produtos turísticos de valor agregado que satisfaçam as necessidades da comunidade local e de seus visitantes, mantendo sua posição competitiva no mercado de turismo doméstico sem diminuir as perspectivas das gerações futuras. Para tanto, foi realizada uma ampla revisão da literatura sobre competitividade e sustentabilidade de destinos turísticos, a partir da qual foram formulados seis fatores determinantes (construtos exógenos) denominados: Infraestrutura de Turismo, Infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Educação, Desenvolvimento socioeconômico, Patrimônio e Cultura e Preservação Ambiental de um construto endógeno central de segunda ordem, denominado Competitividade Turística Sustentável, medidos formativamente e três fatores dependentes (construtos endógenos) medidos reflexivamente nominalmente: Fluxo Turístico, Empregos Turísticos e Salários (respectivos) pagos. Esses construtos foram compostos de variáveis coletadas em bases de dados públicos brasileiros, para os 5.565 municípios existentes em 2010. Após análise da consistência dos dados coletados, foi selecionado um grupo de 1.007 municípios, para testar empiricamente o modelo estrutural proposto. A técnica de estimação dos parâmetros adotada para aplicação do método de Equações Estruturais foi a dos Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares Path Modeling PLS-PM), utilizando-se o software SmartPLS. O modelo final obtido é composto de um total oito construtos operacionalizados por meio de 33 variáveis: cinco construtos exógenos (Infraestrutura de Turismo, Infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, Educação, Patrimônio e Cultura e Desenvolvimento), o construto endógeno central Competitividade Turística Sustentável e dois construtos endógenos finalísticos (Renda e Fluxo Turísticos). Uma vez testadas a validade e a confiabilidade dos construtos, assim como a aplicabilidade do modelo operacionalizado, verificou-se que o maior impacto sobre a Competitividade Turística Sustentável dos municípios é causado pelo construto Infraestrutura de turismo (coeficiente estrutural de 0,473), seguido pelos construtos Patrimônio e Cultura, Infraestrutura de TICs e Desenvolvimento (0,282; 0,275 e 0,220; respectivamente). Por sua vez, esta competitividade reflete-se preferencialmente sobre os resultados de desempenho turístico municipal, medidos pela Renda dos trabalhadores formais das Atividades econômicas Características do Turismo (ACTs) local (0,783 e R2 = 0,613) especificamente em hospedagem em hotéis e similares, empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares do transporte aéreo e agências de viagem e pelos fluxos de passageiros direcionados ao município nos modais rodoviário interestadual e aéreo doméstico (0,669 e R2 = 0,448).