• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE SAÚDE DIRECIONADAS PARA DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALAGOAS.
ADRIANNA KELLY SANTOS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
05/12/2014

A presente pesquisa foi desenvolvida visando analisar o nível de conhecimento dos alunos de duas turmas de 6º ano de uma escola pública da rede municipal de Atalaia, Alagoas, sobre as doenças de veiculação hídrica, por ser esta região área de prevalência dessas doenças. Optou-se trabalhar com as seguintes doenças incluindo Cólera, Doenças Diarreicas (Amebíase e Giardíase), Esquistossomose, Hepatite A e Leptospirose, sendo as atividades divididas em três etapas. A primeira etapa objetivou analisar o conhecimento prévio dos alunos através da aplicação de questionários com perguntas objetivas sobre as doenças em questão. A segunda etapa buscou verificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos após uma aula expositiva, também através da aplicação de questionário. A última etapa teve como objetivo verificar o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes a partir da utilização de um jogo digital. Os resultados demonstram que na primeira e segunda etapa da pesquisa a maioria dos alunos desconheciam as doenças em questão, as formas de transmissão e prevenção, assim como os agentes transmissores. Assim, com base nesses dados, concluiu-se que existe necessidade de melhorar a formação dos professores voltada para a elaboração de práticas educacionais em saúde na escola. Essa prática também buscou promover a prevenção de tais doenças e da saúde em geral, auxiliando assim a prevenção e a consequente redução no número de casos junto aos alunos e familiares. Na terceira etapa os dados obtidos demonstraram que após a aplicação do jogo, observou-se o aumento no número de acertos por parte dos alunos de ambas as turmas, quanto aos questionamentos sobre as doenças com veiculação hídrica. Pode-se assim comprovar a contribuição positiva da utilização do jogo educativo no processo de ensino-aprendizagem para alunos da educação básica.

Educação em Saúde, Doenças com Veiculação Hídrica, Jogos Educativos, Educação Ambiental, Ensino e Aprendizagem.
This research was developed to analyze the level of knowledge of students from two classes of 6th grade at a public school in the municipality of Atalaia, Alagoas, on waterborne diseases, because this is prevalence region of these diseases. We chose to work with the following diseases including Cholera, Diarrheal Diseases (Amoebiasis and Giardiasis), Schistosomiasis, Hepatitis A and Leptospirosis, with activities divided into three stages. The first step aimed to analyze the students' prior knowledge through the objective questions about these diseases. The second step was to ascertain the level of knowledge acquired by students after a lecture, also through the use of questionnaire. The last step aimed to verify the level of knowledge acquired by students from the use of a digital game. The results show that the first and second stage of the research most students were unaware of the diseases in question, the modes of transmission and prevention, as well as transmitting agents. Thus, based on these data, it was concluded that there was need to improve teacher training focused on the development of educational practices in school health. This practice also sought to promote the prevention of such diseases and general health, thus aiding the prevention and the consequent reduction in the number of cases involving students and families. In the third stage the data showed that after the application of the game, there was an increase in the number of correct answers by the students of both classes, as the questions about waterborne diseases. It can thus prove the positive contribution of the use of educational games in teaching-learning for elementary education students.
Health Education, Waterborne Diseases, Educational Games, Environmental Education, Teaching and Learning.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Final Adrianna Kelly PPGECIM-UFAL.pdf

Contexto

ENSINO DE BIOLOGIA
-
-

Banca Examinadora

MONICA DORIGO CORREIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUIZA RODRIGUES DE OLIVEIRA Participante Externo
HILDA HELENA SOVIERZOSKI Docente - PERMANENTE
EDMA CARVALHO DE MIRANDA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.66.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer