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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
A INDUMENTÁRIA DO ESPETÁCULO CÊNICO DA PAIXÃO DE CRISTO, EM NOVA JERUSALÉM (PE): TRANSFORMAÇÃO DOS FIGURINOS DE HERODES E PILATOS, E TRANSFIGURAÇÃO DOS DEMÔNIOS – DE 1954 A 2004.
ANDREA CAVALCANTE DE ALMEIDA QUEIROZ
DISSERTAÇÃO
22/07/2014

A pesquisa aponta e analisa as criações dos figurinos, de Victor Moreira, para o espetáculo Paixão de Cristo. Importante descrever processos e materiais, registrando fotograficamente os figurinos existentes no acervo de Nova Jerusalém e os croquis do acervo do referido artista e outras imagens de livros de Carlos Reis, Jamildo Melo e Diva Pacheco, pois resgata parte da história do teatro histórico, religioso e cultural pernambucano, nordestino e até brasileiro. Somada a investigação fontes bibliográficas, e levando em consideração à história oral, nas entrevistas e depoimentos de Victor Moreira, Marina Pacheco, Arnaldo Siqueira e Antonio Lopes, sendo este último quem me levou a Victor Moreira, bem como, à análise do acervo do artista formatando o meu objeto da pesquisa enquanto história e cultura. Faço estudo qualitativo, descritivo e analítico das montagens do ano de 1954 ao ano de 2004, pontuando como se deu a evolução dos figurinos de Herodes, Pilatos e Demônios. A transformação vista etimologicamente como mudanças nos figurinos de Herodes e Pilatos, e a transfiguração, estabelecida enquanto etimologia, dos três Demônios ao assimilar formas diferentes. Levando-me a estabelecer nos meus relatos os processos criativos como processo de trabalho que incorpora pesquisa do artista, técnicas da produção, no que concerne a elaboração dos figurinos do espetáculo como um todo e no particular das personagens Herodes, Pilatos e Demônios.

Victor Moreira;New Jerusalem;Passion of Christ;Costume;Theatre;Characte
The research show and analyze the Victor Moreira’s costume creations, for the Passion of Christ‘s play. It’s Important to describe the processes and materials, recording by photos the costumes featured in the collection of New Jerusalem and sketches of the collection of that artist and other images of books of Carlos Reis, Jamildo Melo and Diva Pacheco, rescues part of the history of the old theater, religious and cultural of Pernambuco, as northeastern as Brazil. Added research literature sources, and considering the oral history interviews and testimonials from Victor Moreira, Marina Pacheco, Arnaldo Siqueira and Antonio Lopes, the latter who took me to Victor Moreira, and for the analysis of collection of the artist being formatting the object of my research as history and culture.I made a qualitative, descriptive and analytical study of the productions of the year 1954 to 2004, highlighting how was the evolution of the costumes of Herod, Pilate and Demons. The transformation view etymologically as changes in the costumes of Herod and Pilate, and the transfiguration, established as etymology, the three Demons to assimilate different forms. Leading me to establish in my reports the creative process as a work process that incorporates artist’s research, his concept and constrution production techniques, concerning the preparation of the costumes of the show as a whole and in particular the characters Herod, Pilate and Demons.
Victor Moreira;New Jerusalem;Passion of Christ;Costume;Theatre;Characte
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Contexto

ARTES CÊNICAS
MATRIZES ESTÉTICAS NA CENA CONTEMPORÂNEA
PROPRIEDADE CONDENADA: Pesquisa em encenação e trabalho de ator (Financiamento: Fundação Cultural do Estado da BAHIA)

Banca Examinadora

ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
Sim
Nome Categoria
EDUARDO AUGUSTO DA SILVA TUDELLA Participante Externo
ANTONIO LOPES NETO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim