Com base nos pressupostos teóricos da Aquisição da Linguagem, mais especificamente no que tange à Consciência Fonológica e à Aquisição de Língua Estrangeira, nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal investigar se falantes brasileiros, crianças e adultos, aprendizes de espanhol como língua estrangeira, são capazes de reconhecer diferenças entre os pares de sons /s/ - /z/; /l/ - /w/ e /R/ - /r/, quando apresentados em variados contextos. A hipótese da qual parte este trabalho é de que quanto maior for a exposição do aprendiz aos padrões fonológicos e fonéticos da língua-alvo, maior deve ser o sucesso na percepção de aspectos fonológicos (BEST; TYLER, 2007; FLEGE, 1995). Assim sendo, selecionou-se um grupo de doze informantes, seis crianças e seis adultos, todos com nacionalidade brasileira. Com o intuito de investigar se esses sujeitos seriam capazes de reconhecer diferenças entre os pares de sons /s/ - /z/; /l/ - /w/ e /R/ - /r/, desenvolveu-se dois testes de percepção, a saber, (i) reconhecimento de frases; (ii) discriminação de sons em pares de palavras, e identificação do idioma, espanhol ou português. Além desses dois testes, realizou-se uma entrevista com cada informante, a fim de verificar se esse era capaz de justificar suas respostas apresentadas anteriormente nos testes de percepção. Para a realização da análise estatística dos dados utilizou-se o programa SPSS. Quanto à análise dos níveis de representação mental, essa foi realizada com base no modelo de Redescrição Representacional proposto por Karmiloff-Smith (1992). Este estudo partiu do pressuposto de que falantes nativos do português, quando expostos ao ensino formal da língua espanhola, costumam encontrar dificuldade para reconhecer as diferenças entre as possibilidades fonológicas e alofônicas do português e do espanhol, o que pode resultar em interferência de um sistema no outro e, consequentemente, tornar mais complexa a consciência do funcionamento dessas classes de segmentos (COSTA, 2013; GOMES, 2013; MIRANDA, 2001; QUILIS, 1985; SILVEIRA E SOUZA, 2011). Tendo em vista essa caracterização, este trabalho justifica-se mediante a necessidade de se desenvolverem estudos que abarquem os níveis de consciência fonológica, níveis de representação mental e a sua relação com o processo de aquisição de uma língua estrangeira, entendendo que, se o professor souber identificar os níveis de representação mental que seus alunos apresentam na língua-alvo, terá maiores possibilidades de adotar procedimentos adequados às necessidades desses discentes, podendo, assim, auxiliá-los em sua aprendizagem. A análise estatística dos dados evidenciou que não houve diferença significativa no desempenho dos informantes no que diz respeito aos instrumentos propostos (teste 1 e 2), ao grupo ao qual eles pertenciam (crianças e adultos) e, tampouco, aos níveis de estudo nos quais esses se encontravam (nível básico e pré-intermediário). Isto significa dizer que, de modo geral, essas variáveis não influenciaram no desempenho dos participantes desta pesquisa. De modo geral, os resultados evidenciaram que os participantes desta pesquisa foram capazes de reconhecer as diferenças entre os pares sons /s/ - /z/; /l/ - /w/ e /R/ - /r/ e, também de identificar a que língua esses sons pertenciam.