Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
Poder Legislativo (53037014001P0)
Práticas de gestão do conhecimento em instituições legislativas: implicações para a Câmara dos Deputados
NILSON RODRIGUES DE ASSIS
DISSERTAÇÃO
09/02/2015

O presente trabalho apresenta uma análise sobre a percepção de utilidade da adoção de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) no âmbito das Instituições Legislativas, considerando suas funções institucionais (representação, legislação, fiscalização). Optou-se pelo método de estudo de caso, procurando identificar as práticas adotadas por Instituições Legislativas de outros países, e confrontá-las com aquelas adotadas no caso específico da Câmara dos Deputados. A ênfase em práticas de GC é utilizada como alternativa de coleta de dados e análise, já que há uma fronteira tênue entre a Gestão de Informação (GI) e a GC, evidenciada tanto na literatura quando em resultados de um estudo exploratório de percepção realizado com os gestores da Câmara dos Deputados. Os resultados do estudo comparado permitem evidenciar clusters específicos de práticas utilizadas especificamente em Instituições Legislativas, percebidas por seus gestores como mais apropriadas, tendo em vista suas funções institucionais. Observou-se que há uma percepção de que a adoção de práticas de GC é principalmente motivada pela necessidade de estímulo à colaboração, pela busca de melhoria dos processos internos e do desempenho organizacional. Especificamente na Câmara dos Deputados, observou-se que os motivadores são semelhantes àqueles das Instituições Legislativas analisadas. No entanto, não há uma compreensão compartilhada quanto à utilidade de práticas de GC entre as áreas administrativa e legislativa. Diferenças indicam a necessidade de compreender demandas específicas por práticas de GC, distintas nas duas áreas. Constatou-se que, embora diversos instrumentos sejam disponibilizados, a ênfase encontra-se em práticas que visam oferecer infraestrutura para os processos de GI.

Práticas, gestão do conhecimento, Instituições Legislativas.
The present research analyses the utility perception of KM practices adoption by Legislative Institutions, considering their institutional roles (representing, legislating, scrutinizing). The methodological approach is based on a case study analysis searching to identify the KM practices used by National Legislative Institutions, extending afterwards specifically to the Brazilian House of Representatives. Evidences from the theoretical background and a prospective case study conducted on the Brazilian House points out a blurred border between Information Management (IM) and KM. It justifies the research specific emphasis on practices as an alternative to overcome the misunderstanding regarding distinct concepts of IM and KM. The results of the comparative analysis among the selected Legislative Institutions allowed identifying specific clusters of practices, as more appropriated for these organizations. The empirical data analysis also showed that the need of promoting collaboration and the potential improvements of internal processes to enhance organizational performance are the main motivators as far as the adoption of KM practices in Legislative Institutions is concerned. Specifically for the Brazilian House of Representatives, the motivators are similar to the ones brought about by the managers at the Legislative Institutions analyzed. However, there is no sharing of a common understanding regarding the utility of KM practices among the legislative and administrative areas. These differences indicate the importance of understanding the specific demands of KM practices in two areas. The research evidenced that several practices are available for use. However, the focus remains on practices related to provide IM infrastructure.
Practices, knowledge management, legislative institutions.
1
208
PORTUGUES
CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

PODER LEGISLATIVO
GESTÃO PÚBLICA NO PODER LEGISLATIVO
Gestão do Conhecimento e da Informação, Inteligência e Aprendizagem Organizacional no Legislativo

Banca Examinadora

ROBERTO CAMPOS DA ROCHA MIRANDA
Sim
Nome Categoria
RICARDO DE JOAO BRAGA Docente
ROGERIO HENRIQUE DE ARAUJO JUNIOR Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.