Brasi
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Dados do Trabalho de Conclusão
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
Hístória (40014010008P5)

O Entremeio de Uma Vida: o pecado de sodomia à luz do processo inquisitorial de Luís Gomes Godinho (1646-1650)
WALLAS JEFFERSON DE LIMA
DISSERTAÇÃO
12/11/2014

Acusado de praticar o "nefando pecado de sodomia", Luís Gomes Godinho foi preso pelo Tribunal do Santo Ofício Português em São Paulo, em 1646. Durante os quase dois anos de seu processo, Godinho chocou os Inquisidores ao expor uma fascinante vivência homoerótica. Confessou que havia praticado diversos atos de cópula com "emissão de semente no vaso traseiro", além de "molícies" com diversos homens, incluindo três clérigos. Condenado a sair em Auto de Fé, açoites em praça pública, confisco de bens e degredo para as Galés D'El Rei, Godinho teve sua vida transformada pelo julgamento inquisitorial. Este trabalho analisa o cotidiano, as tramas sexuais e o drama particular do réu que, tendo vivido no Brasil e em Portugal, forjou estratégias de sobrevivência para minimizar a intolerância que, em nome da fé e dos costumes católicos, se fundamentava no ódio e na perseguição aos sodomitas. Explicita, ainda, como atuava a Inquisição para com os acusados desse delito, quais foram os discursos produzidos pelos Inquisidores e que argumentações utilizou o réu para defender-se. O recorte espaço-temporal cobre especificamente o território lisboeta e paulista entre os anos de 1646 a 1650. A pesquisa está ancorada no processo nº 4565 da Torre do Tombo, mas abre mão de outras fontes de natureza manuscrita e impressa: Ordenações do Reino, Regimentos do Santo Ofício e Processos Inquisitoriais. O método indiciário, problematizado pelo historiador Carlo Ginzburg, é aqui empregado para cruzar tais fontes e detectar as particularidades e as vivências desse sujeito, subentendidas nas entrelinhas do processo.

Inquisição Portuguesa. Pecado de Sodomia. Seiscentos.
Accused of practicing "the abominable sin of sodomy," Godinho Luís Gomes was arrested by the Portuguese Holy Tribunal in Sao Paulo in 1646. During nearly the two years of his process, Godinho shocked Inquisitors to expose a fascinating homoerotic experience. He confessed that he had committed various acts of copulation with "emission of seed in the rear part" plus "other acts" with several men, including three clerics. He was ordered to march on Auto of Faith, being lashed in the public square, being confiscated of property and banishment for Galés d’El Rei, Godinho had his life transformed by the inquisitorial trial. This paper analyzes the everyday, sexual plots and drama of the particular defendant who, having lived in Brazil and Portugal, forged survival strategies to minimize intolerance, which in the name of catholic faith and morals, was based on hatred and persecution of homosexuals. Explicit, also how Inquisition acted against those accused for this crime, which were the speeches produced by the inquisitors and the arguments used by the defendant to defend himself. The space-temporal cut specifically covers the Lisbon and São Paulo State between the years 1646 to 1650. The research is anchored in the Case No. 4565 of Tombo Tower, but opens up other sources of printed and handwritten nature: Ordinances of the Kingdom, regiments of the Inquisition and inquisitorial Processes. The evidentiary method, questioned by the historian Carlo Ginzburg, is here used to crossing such sources and detect characteristics and experiences of this subject, implied between the lines of the process.
Portuguese Inquisition. Sin of Sodomy. Year Six hundred.
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PORTUGUES
Bibliotecas do Campus de Irati e Santa Cruz

Contexto
HISTÓRIA E REGIÕES
ESPAÇOS SIMBÓLICOS, AMBIENTE E CORPOREIDADES
Regiões cultura e representações

Banca Examinadora
Orientador:
LILIANE DA COSTA FREITAG
O orientador principal compôs a banca do discente?
Sim
Nome Categoria
JOSE RONALDO MENDONCA FASSHEBER Docente
LUIZ ROBERTO DE BARROS MOTT Participante Externo

Financiadores
Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 13

Vínculo
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Ensino e Pesquisa
Sim
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