Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
LÍNGUA E CULTURA (28001010078P1)
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA FEMINILIDADE EM PROPAGANDAS DE COSMÉTICOS
MARCIA RITA DOS SANTOS SALES
DISSERTAÇÃO
16/12/2014

Orientada à luz da Análise de discurso desenvolvida por Pêcheux, a proposta desse trabalho é analisar a construção discursiva da feminilidade, historicamente marcada e determinada por posicionamentos ideológicos na propaganda de cosméticos. Nas sociedades modernas, é justamente esse setor de produtos um forte revelador de padrões estéticos impostos pela formação social capitalista. Influenciadas por tais posicionamentos evidenciados pela mídia, as mulheres são instadas a consumir produtos que lhes assegurem o corpo esguio, magro, a pele rejuvenescida e bem cuidada, o cabelo em tons e cortes modernos que lembrem as modelos e atrizes bem sucedidas de seus comerciais. A análise aqui faz pensar o discurso sobre a mulher nas propagandas de cosméticos, observando a relação entre língua e ideologia. Uma relação atestada pelo fato de que a língua(gem) não é transparente e, portanto, também os sentidos não o são. Isso porque, como o sujeito não é dono do seu dizer, faz-se mister considerar que o interdiscurso determina os sentidos de uma formação discursiva. Assim, será adotado o procedimento de ir e vir constante entre teoria, consulta ao corpus e análise, a fim de perceber como os sentidos sobre a feminilidade são constituídos nas propagandas que serão analisadas.

Propaganda; discurso; feminilidade.
Oriented in light of the analysis of discourse developed by Pecheux, the purpose of this paper is to analyze the discursive construction of femininity, which is historically marked and determined by ideological positions in advertising cosmetics. In modern societies, it is precisely such sector of products that strongly reveals aesthetic standards imposed by the capitalist social formation. Influenced by such ideological positions evidenced by the media, women are encouraged to consume products which ensure the slender and slim body, rejuvenated and well-cared skin and modern hair colors and cuts that remind the successful models and actresses present in commercials. The analysis here in discuss the discourse on women in advertisements for cosmetics, taking into consideration the relationship between language and ideology. A relationship that is attested by the fact that language is not transparent and, therefore, neither are the senses. That's because, as the subject is not the master of her discourse, it is important to consider that interdiscourse determines the directions of a discursive formation. Thus, the procedure to be adopted shall be the constant turn-taking between theory, corpus consultation and analysis in order to understand how the meanings about femininity are made in the advertisements to be analyzed.
Advertising; discourse; femininity.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Contexto

LÍNGUAS, LINGUAGENS E CULTURAS CONTEMPORÂNEAS
TEXTO, DISCURSO E CULTURA
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA MÍDIA: ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE DISCURSO, CULTURA E SOCIEDADE

Banca Examinadora

LICIA MARIA BAHIA HEINE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO NAZARENO TELLES SOBRAL Participante Externo
IRACEMA LUIZA DE SOUZA Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não