Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Educação Contemporânea (25001019084P0)
UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA UNIDADE DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM PERNAMBUCO
ROSA MARIA OLIVEIRA TEIXEIRA DE VASCONCELOS
DISSERTAÇÃO
12/09/2014

Esta pesquisa investiga a prática docente adotada por professores da formação geral e da formação profissional do Ensino Médio Integrado (EMI) e como essa prática retrata a integração expressa nos princípios contidos nas Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Pata tanto, discutimos o Ensino Médio no Brasil, desde as reformas Capanema, na década dos anos 1940, passando pelo Decreto nº 5.154/2004 que reintroduziu a integração entre formação geral e formação profissional por meio do EMI, até a Resolução CNE/CEB nº 06/2012 que atualiza as Diretrizes Curriculares para EPTNM. Em seguida, com base em resultados de pesquisas, discutimos a prática docente na perspectiva do Ensino Politécnico, abordando os princípios do EMI. A pesquisa se caracteriza por seu viés exploratório, objetivando compreender a prática docente de professores de uma Unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Pernambuco. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a análise documental, o questionário e a observação de aulas. E, para analisá-los, elementos da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos revelam que a prática docente adotada pelos professores investigados pouco reflete os princípios que fundamentam a proposta pedagógica da instituição, assim como os princípios expressos nos documentos oficiais para o EMI, para que se constitua a integração entre formação geral e profissional. Os limites identificados são inerentes à efetivação da integração na prática docente, à organização do trabalho pedagógico na instituição e à formação dos professores para atuar no EMI. Quanto às possibilidades, identificamos a construção de um projeto educativo que se constitua a partir da participação coletiva dos docentes, da discussão do projeto pedagógico institucional e do curso, da socialização das práticas docentes, da introdução de metodologias integradoras do currículo e das práticas, aliado à formação continuada em serviço. Para se consolidar, essas possibilidades devem ser incorporadas na política da instituição, com garantia de investimento e tempo para formação dos professores. Por fim, os resultados sinalizam que a forma como se expressam a política educacional para educação profissional e a prática docente no EMI, na unidade de ensino investigada, não tem contribuído de maneira eficaz para a formação integral dos estudantes, para consolidação do Ensino Politécnico, visando à emancipação dos sujeitos e à transformação social. A implementação do ensino nessa perspectiva ainda representa um desafio para esses professores.

Prática Docente. Ensino Médio Integrado. Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Pernambuco.
This research investigates the teaching practice adopted by teachers of the general formation and professional formation of the Integrated High School (EMI) and how this practice portrays the integration expressed in the principles contained in the curriculum guidelines for Professional Technical Education of Middle Level. For both, we discuss the high school in Brazil, since the Capanema reforms, in the decade of the years 1940, through Decree nº 5,154/2004 that reintroduced the integration between general formation and vocational formation through the EMI until the resolution CNE/CEB nº 06/2012 that updates the curriculum guidelines for EPTNM. Then, based on research results, discussed the teaching practice in the perspective of polytechnic education, addressing the principles of EMI. The research is characterized by its exploratory bias, aiming to understand the teaching practice of teachers from a unit of Federal Network of Professional and technological Education in Pernambuco. As data collection instruments, we use the documental analysis, the questionnaire and the observation of lessons. And to analyze them, elements of content Analysis. The results obtained reveal that the teaching practice adopted by teachers investigated little reflects the principles that underlie the pedagogical proposal of the institution, as well as the principles expressed in the official documents for the EMI, to which constitutes the integration between General and vocational formation. The limits identified are inherent in the effective of the integration into teaching practice, the organization of pedagogical work in the institution and the formation of teachers to serve on EMI. How the possibilities, we identified the construction of an educational project that constitutes from the collective participation of the teaching, the discussion of institutional pedagogical project and of course, the socialization of teaching practices, the introduction of integrative methodologies of curriculum and practices, coupled with continuing education in service. To consolidate these possibilities should be incorporated in the institution's policy, with guaranteed investment and time for formation of teachers. Finally, the results signal that the form which they express educational policy for professional education and the teaching practice on EMI, in teaching unit investigated, has not contributed effectively to the integral formation of students, for consolidation of polytechnic education, aimed at the emancipation of subject and social transformation. The implementation of teaching in this respect still represents a challenge for these teachers.
Teaching practice. Integrated high school. Federal network of vocational and technological education in Pernambuco.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
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Banca Examinadora

IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO Docente - PERMANENTE
SERGIO PAULINO ABRANCHES Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim