Esta pesquisa investiga a prática docente adotada por professores da formação geral e da
formação profissional do Ensino Médio Integrado (EMI) e como essa prática retrata a
integração expressa nos princípios contidos nas Diretrizes Curriculares para a Educação
Profissional Técnica de Nível Médio. Pata tanto, discutimos o Ensino Médio no Brasil, desde
as reformas Capanema, na década dos anos 1940, passando pelo Decreto nº 5.154/2004 que
reintroduziu a integração entre formação geral e formação profissional por meio do EMI, até a
Resolução CNE/CEB nº 06/2012 que atualiza as Diretrizes Curriculares para EPTNM. Em
seguida, com base em resultados de pesquisas, discutimos a prática docente na perspectiva do
Ensino Politécnico, abordando os princípios do EMI. A pesquisa se caracteriza por seu viés
exploratório, objetivando compreender a prática docente de professores de uma Unidade da
Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Pernambuco. Como instrumentos
de coleta de dados, utilizamos a análise documental, o questionário e a observação de aulas.
E, para analisá-los, elementos da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos revelam que a
prática docente adotada pelos professores investigados pouco reflete os princípios que
fundamentam a proposta pedagógica da instituição, assim como os princípios expressos nos
documentos oficiais para o EMI, para que se constitua a integração entre formação geral e
profissional. Os limites identificados são inerentes à efetivação da integração na prática
docente, à organização do trabalho pedagógico na instituição e à formação dos professores
para atuar no EMI. Quanto às possibilidades, identificamos a construção de um projeto
educativo que se constitua a partir da participação coletiva dos docentes, da discussão do
projeto pedagógico institucional e do curso, da socialização das práticas docentes, da
introdução de metodologias integradoras do currículo e das práticas, aliado à formação
continuada em serviço. Para se consolidar, essas possibilidades devem ser incorporadas na
política da instituição, com garantia de investimento e tempo para formação dos professores.
Por fim, os resultados sinalizam que a forma como se expressam a política educacional para
educação profissional e a prática docente no EMI, na unidade de ensino investigada, não tem
contribuído de maneira eficaz para a formação integral dos estudantes, para consolidação do
Ensino Politécnico, visando à emancipação dos sujeitos e à transformação social. A
implementação do ensino nessa perspectiva ainda representa um desafio para esses
professores.