Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Ciências Ambientais (33021015012P5)
USO DE FERRAMENTAS PARTICIPATIVAS COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA DO VALE DO PARAÍBA
ANA STELLA RIBEIRO MEDEIROS NEVES
DISSERTAÇÃO
30/10/2014

O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental situada no município de Pindamonhangaba, SP, dentro da área de abrangência da microbacia do Ribeirão Grande, tendo como objetivo avaliar o uso de ferramentas participativas e atividades lúdicas na sensibilização dos professores, que trabalham com crianças da pré-escola até o 5º. ano, para a aprendizagem dialógica necessária ao enfrentamento dos problemas ambientais locais. Este estudo qualitativo foi realizado durante o segundo semestre de 2012, constituindo-se de pesquisa-ação com a participação de toda a comunidade escolar constituída por seis professores, um gestor e os 58 alunos do ensino fundamental. As ferramentas participativas foram adaptadas do Diagnóstico Rural Participativo, sendo usadas na etapa de diagnóstico da comunidade (observação participante; entrevista semiestruturada) e na etapa de sensibilização (realidade e desejo; caminhada transversal). Os resultados indicam que o uso das ferramentas participativas contribuiu para uma mudança de comportamento dos envolvidos no estudo, principalmente dos docentes, os quais demonstraram intenção de buscar uma interação mais intensa e frequente com a microbacia do Ribeirão Grande.

transdisciplinaridade, meio ambiente, metodologias participativas, recursos hídricos
This study was conducted in a primary state school located in the city of Pindamonhangaba, SP, within the coverage area of the Ribeirão Grande, and to evaluate the use of participatory tools and fun activities to raise awareness of teachers working with children from preschool through 5th. year for the dialogical learning necessary to face the local environmental problems. This qualitative study was conducted during the second half of 2012, becoming the action research with the participation of the whole school community consists of six teachers, one officer and 58 elementary school students. Participatory tools were adapted from Participatory Rural Appraisal, being used at the stage of community diagnosis participant observation and semi-structured interviews and awareness faculty stage, students and school board to draw up model, the reality and desire activity and the cross walk. The results show that there were behavioral change of those involved in the study, especially the faculty, who went on to develop educational work with students in the environmental perspective of Ribeirão Grande.
transdisciplinarity, environment, participatory techniques, water resources
único
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Contexto

CIÊNCIAS AMBIENTAIS
COMPOSIÇÃO E PROCESSOS ESTRUTURANTES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
EDUCA A GENTE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO E DE QUALIDADE DE VIDA.

Banca Examinadora

ANA APARECIDA DA SILVA
Sim
Nome Categoria
MARCELO DOS SANTOS TARGA Docente
HERMINIA YOHKO KANAMURA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Pesquisa
Sim