Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ensino de Ciências da Natureza (31003010085P0)
Lavoisier, da Alquimia à Química Moderna: Teatro para a Popularização Científica e a Educação em Ciência
NELSON DOS SANTOS MOREIRA
DISSERTAÇÃO
15/12/2014

O principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da Alquimia para a Química moderna e, mais importante, para tornar o ensino de Química mais palatável, interdisciplinar e contextualizado historicamente. Nosso enfoque na encenação de uma passagem da história da Química advém de nossa própria história pessoal e profissional, tanto como professor de Química em colégios públicos e privados, quanto como ator e diretor de peças teatrais de cunho literário e educativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza histórica sobre a vida e a obra de Lavosier, sobre a passagem da Alquimia para a Química moderna e um breve histórico da Divulgação Científica e das iniciativas de se usar o Teatro como ferramenta didádica. A partir desta pesquisa bibliográfica foi construído um texto para servir de subsídio para a produção de um esquete teatral sobre a mesma temática. Encenamos e apresentamos a peça em varios espaços e realizamos uma pesquisa com o intuito de avaliar nosso trabalho. Construimos um texto de Teatro que pretende ser uma articulação entre Ciência e Arte, cujo principal protagonista foi Antoine Lavosier. Em nossas avaliações pudemos constatar a importância dessa linguagem como instrumento de divulgação cientifica e de aprendizado sobre ciência:os espectadores, de modo geral, compreenderam as discussões a respeito da teoria do oxigênio e as discussões epistemológicas que envolvem a construção doconhecimento cientifico. Como conclusão temos que o teatro oferece um leque de possibilidades para a popularização científica e a educação em ciência.

Lavoisier, teatro científico, ensino de ciências, popularização da ciência
The main goal of this thesis was to make an articulation between science and arts in order to highlight the life and accomplishments of Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), the historical background that marked the transition from Alchemy to the modern Chemistry, and more important, to make the Chemistry teaching more palatable, interdisciplinary and historically contextualized. Our focus on Chemistry comes from our own personal and professional history, as a Chemistry teacher on private and public schools, but also as an actor and theater director of educational and literary plays. In order toreach those goals, a historical research was done on Lavoisier's life and achievements, on the passage from Alchemy to modern Chemistry and a brief history of the Scientific Dissemination and of the initiatives for the usage of theater as didactic tool. We staged the play on different places and we did a survey in order to evaluate our work. We developed a play that was designed to be na articulation between Arts and Science, with Antoine Lavoisier as it’s main character. We were able to find on our researches the importance of this language as a tool for scientific dissemination and for stududents of Science: the audience, in general, understood the discussions on the theory of the oxygen and the epistemological debates that covers the construction of scientific knowledge. The conclusion we have is that the theater offers a range of possibilities for scientific popularization and for education on Science.
Lavoisier, Scientific Theater,Science Teaching, Science Popularization
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

ENSINO DE QUÍMICA (EQ)
EQ-EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL-Ensino de Química

Banca Examinadora

MAURA VENTURA CHINELLI
Sim
Nome Categoria
LUIZ ANTONIO BOTELHO ANDRADE Participante Externo
LUIZ EDMUNDO VARGAS DE AGUIAR Participante Externo
MARCIA NARCIZO BORGES Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim