Através da nova dinâmica empresarial voltada à responsabilidade socioambiental, sobretudo nos anos 90, a gestão ambiental sofre um processo de mudanças que exige dos gestores nova postura com relação ao uso de recursos naturais, formas de lidar com problemas sociais, além de inovações na lógica econômica. Neste contexto, a sustentabilidade surge como uma forma de equilíbrio entre as dimensões econômica, social/cultural e ambiental. No ramo do turismo, este conceito passa a ser incorporado, especificamente no ramo da hotelaria, na tentativa de se melhorar a eficiência no uso dos recursos naturais, a qualidade de vida das comunidades onde a atividade é desenvolvida, sobretudo, pela valorização dos costumes locais, além da apropriação dos espaços, respeitando o nível de depuração de cada ambiente, dentro de suas particularidades. Para tal, tecnologias e práticas sustentáveis vêm sendo incorporadas à gestão ambiental das empresas de hospedagem e novas obrigações legais e programas de incentivos vem sendo desenvolvidos no intuito de se chegar a este fim. Através de estudo interdisciplinar entre a Administração, o Turismo e o Direito, o seguinte trabalho analisa a gestão ambiental nos meios de hospedagem de João Pessoa-PB, pela incorporação de tecnologias e práticas sustentáveis, avaliando o nível de exigência dos hóspedes com a responsabilidade socioambiental dos hotéis, bem como o nível de sustentabilidade na gestão hoteleira do município, encontrados a partir da metodologia de índices de sustentabilidade, desenvolvidos para avaliar a gestão ambiental na hotelaria. Para coleta de dados foram aplicados questionários com proprietários/gerentes, funcionários e hóspedes, de um grupo de 14 hotéis, a fim de caracterizá-los e avaliar como cada ator participa do processo de gestão ambiental nos empreendimentos. Por meio de entrevistas, foi possível identificar formas de aprimorar práticas sustentáveis por intermédio de parcerias entre empresários, terceiro setor, e poder público.