Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
Poder Legislativo (53037014001P0)
Legislativo Educativo: o caso do Programa “Missão Pedagógica no Parlamento” da Câmara dos Deputados
VANIA NUNES DE CARVALHO
DISSERTAÇÃO
04/12/2014

Este trabalho analisa o Programa de Educação para a Democracia, “Missão Pedagógica no Parlamento (MPP)”, mantido pela Câmara dos Deputados (CD), por meio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), e direcionado a professores da rede pública que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Traz-se para reflexão a função educativa do Legislativo exercida mediante os programas e as ações de Educação para a Democracia (EPD) da CD. A questão-chave é como o MPP atua na formação cívico-política e na promoção da prática da Educação para a Democracia entre os professores participantes. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográfico e documental, além de entrevistas com os servidores da Câmara que organizam o MPP e aplicação de questionários aos professores participantes do Programa nas edições de 2013 e 2014. A mudança de percepção dos professores em relação ao Programa, à EPD, assim como ao Poder Legislativo e à Câmara dos Deputados, após a participação no Programa, é analisada.

“Missão Pedagógica no Parlamento”; Educação para a Democracia; Câmara dos Deputados; Escolas do Legislativo; Brasil.
This final paper analyzes the educational program for the Pedagogical Mission Democracy in Parliament (MPP), held by the Chamber of Deputies (CD) through the Training Centre, Training and Enhancement (Cefor) and directed to the public school teachers who work in the elementary and high school levels. Brings to reflection the educational function that the Legislative exercised through programs and education activities for democracy. The key question is how the MPP acts in civic-political formation and on the promotion of the practice of Education for Democracy (EPD) among teachers participating in the program. To do so, bibliographic and documentary surveys were conducted. Interviews with the Chamber of Deputies employees that organize the MPP and questionnaires with teachers participating in the program in the editions of 2013 and 2014 were also done. The change in the perception of teachers in the program, the EPD, as well as the Legislative Power and Chamber of Deputies, after participation in the program, were analyzed.
Pedagogical Mission in Parliament; Education for Democracy; Chamber of Deputies; Legislative Schools; Brazil.
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PORTUGUES
CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

PODER LEGISLATIVO
POLÍTICA INSTITUCIONAL DO PODER LEGISLATIVO
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Banca Examinadora

CRISTIANE BRUM BERNARDES
Sim
Nome Categoria
ANA LUCIA COELHO ROMERO NOVELLI Participante Externo
ANTONIO TEIXEIRA DE BARROS Docente

Vínculo

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Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.