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Dados do Trabalho de Conclusão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (33001014027P9)

Em torno de Michel Foucault e Luis Buñuel: saber e poder na análise de O Discreto Charme da Burguesia
PRISCILA CANOVA MOTTA
DISSERTAÇÃO
12/12/2014

MOTTA, P. C. Em torno de Michel Foucault e Luis Buñuel: saber e poder na análise de O Discreto Charme da Burguesia. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, 2014. O objetivo desta pesquisa é analisar o filme O Discreto Charme da Burguesia, de Luis Buñuel (1972), por meio de alguns conceitos do referencial teórico-metodológico de Michel Foucault: “saber” e “enunciado discursivo” em suas relações com o “poder” e “verdade”, e buscar compreender o poder em seu exercício no filme, e não apenas em seus efeitos. Partindo de alguns princípios sobre “saber” em Foucault, mapeamos um enunciado fílmico que apareceu em algumas sequências, qual seja: “O barulho que oculta a discreta violência da burguesia”. Diante disso, pudemos avaliar “poder e verdade”, noções essas que se fizeram insistentemente presentes na materialidade do filme, solicitando mecanismos de análise. Realizamos, então, reflexões sobre esses princípios por meio da teoria arqueogenealógica de Michel Foucault, para depois aplicá-los na análise do filme. A pesquisa apresenta também aspectos da vida de Luis Buñuel, traça relações entre a ditadura militar deste filme e a ditadura militar brasileira, além de pontuar a experiência deste diretor com o movimento surrealista, sua criação católica e o exílio na Espanha em momento de ditadura. Tudo isso Buñuel revela em sua obra. Estabelecemos, também, antes da análise, um diálogo entre Marx e Foucault no que se refere à questão do poder em relação à compreensão de “burguesia”.

Michel Foucault. Saber e Enunciado. Poder. Verdade. Luis Buñuel. Filme. Burguesia. O Discreto Charme da Burguesia.
The objective of this research is to analyze the film The Discreet Charm of the Bourgeoisie by Luis Buñuel (1972), by means of some concepts of the theoretical and methodological framework of Michel Foucault: "knowing" and "discursive statement" in its relations with the "power "and" truth ", and seek to understand the power in your workout in the film, and not only in its effects. Starting with some basics about "knowing" in Foucault, we mapped one filmic statement which appeared in some sequences, which is: "The noise that hides the discrete violence of the bourgeoisie." Therefore, we assess the "power and truth," these notions that became persistently present in the materiality of the film, prompting analysis mechanisms. Then conducted reflections on these principles by theory arqueogenealógica Foucault, then apply them to the analysis of the film. The research also presents aspects of the life of Luis Buñuel, traces relations between the military dictatorship of this movie and the Brazilian military dictatorship, and punctuate the experience of the director with the Surrealist movement his Catholic creation and exile in Spain in time of dictatorship. Buñuel all this shows in his work. We also established prior to analysis, a dialogue between Marx and Foucault in relation to the issue of power in relation to understanding the "bourgeoisie."
Michel Foucault. Knowledge and Utterance. Power. Truth. Luis Buñuel. Film. Bourgeoisie. The Discreet Charm of the Bourgeoisie.
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PORTUGUES
Biblioteca Comunitária UFSCar

Contexto
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
LINHA 3 -LINGUAGENS, COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA
DISCURSO, FOUCAULT E MÍDIAS

Banca Examinadora
Orientador:
NADEA REGINA GASPAR RIBEIRO
O orientador principal compôs a banca do discente?
Não
Nome Categoria
ISMARA ELIANE VIDAL DE SOUZA TASSO Participante Externo
DANIEL RIBEIRO SILVA MILL Docente


Vínculo
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Ensino e Pesquisa
Não
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