MOTTA, P. C. Em torno de Michel Foucault e Luis Buñuel: saber e poder na análise de O
Discreto Charme da Burguesia. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e
Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, 2014.
O objetivo desta pesquisa é analisar o filme O Discreto Charme da Burguesia, de Luis Buñuel
(1972), por meio de alguns conceitos do referencial teórico-metodológico de Michel Foucault:
“saber” e “enunciado discursivo” em suas relações com o “poder” e “verdade”, e buscar
compreender o poder em seu exercício no filme, e não apenas em seus efeitos. Partindo de
alguns princípios sobre “saber” em Foucault, mapeamos um enunciado fílmico que apareceu
em algumas sequências, qual seja: “O barulho que oculta a discreta violência da
burguesia”. Diante disso, pudemos avaliar “poder e verdade”, noções essas que se fizeram
insistentemente presentes na materialidade do filme, solicitando mecanismos de análise.
Realizamos, então, reflexões sobre esses princípios por meio da teoria arqueogenealógica de
Michel Foucault, para depois aplicá-los na análise do filme. A pesquisa apresenta também
aspectos da vida de Luis Buñuel, traça relações entre a ditadura militar deste filme e a
ditadura militar brasileira, além de pontuar a experiência deste diretor com o movimento
surrealista, sua criação católica e o exílio na Espanha em momento de ditadura. Tudo isso
Buñuel revela em sua obra. Estabelecemos, também, antes da análise, um diálogo entre Marx
e Foucault no que se refere à questão do poder em relação à compreensão de “burguesia”.