Este trabalho, circunscrito no âmbito da pesquisa, denominada A formação continuada de professores na escola mediada pelo coordenador pedagógico: implicações no trabalho docente, teve como interesse e foco de investigação a formação continuada de professores centrada na escola, articulada e mediada pelo coordenador pedagógico na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. O referido estudo teve como cenário algumas escolas do Ensino Fundamental do município de Marabá-Pará e investigou possibilidades e efeitos da formação continuada de professores. Nesse escopo, buscou responder a problemática: que implicações a formação continuada dos professores gera para o trabalho do docente que atua no Ensino Fundamental, quando tem a escola como lócus e o coordenador pedagógico como formador desse processo formativo? A discussão teórica é feita mediante uma interlocução com as produções dos autores que acumulam importantes e conceituadas produções no campo investigado, em três níveis de abrangência, internacional, nacional e local, como Imbernón (2009, 2010, 2011a, 2011b), Nóvoa (1995, 2003, 2011), Zeichner (2008), Garcia (1998,1999), Elliott (2010), André (2009, 2010), Candau (1998) Veiga (2012), Placco e Almeida (2010, 2011), Christov (2008), Placco et al (2012), Gatti (2008), Nunes (2003, 2008), Monteiro (2003), entre outros. A abordagem metodológica é qualitativa e para a coleta e produção dos dados/informações optou-se pela triangulação metodológica, incluindo a observação direta, grupo focal e entrevista semiestruturada. O foco da observação compreende o conjunto das atividades formativas realizadas nas escolas. As entrevistas têm como sujeitos os coordenadores pedagógicos e o grupo focal os professores. Os dados produzidos foram organizados em instrumentos planejados para este fim, o que assegurou maior possibilidade de análise e interpretação ancorada no enfoque priorizado. Os resultados apontam que a formação centrada nas escolas campo da pesquisa é uma realidade. Todavia, esta experiência, no momento atual se sobressai mais enquanto decorrência da soma de esforços e compromissos individuais e coletivos dos sujeitos que integram as instituições educativas, visto que pouco dispõe de fatores extrínsecos que lhes assegurem sustentação. Concluímos, (re)afirmando a significância e fertilidade da formação continuada de professores centrada na escola articulada pelo coordenador pedagógico quanto ao potencial de favorecer mudanças à prática pedagógica em seu cotidiano, e evidenciamos a urgência desta integrar a agenda da política educacional local quanto à apreensão do seu profícuo valor para a permanente (re)construção do processo pedagógico no interior da escola.