Este estudo objetivou compreender o processo de formação dos profissionais envolvidos no Programa Saúde na Escola para atuarem frente às demandas de saúde do adolescente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa. Foi realizada com 25 profissionais de educação e 20 profissionais de saúde dos municípios de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte que participaram de formações e/ou ações do programa. Foram consideradas duas escolas de cada município contempladas com a ‘Semana Saúde na Escola’ no ano de 2013 e suas respectivas Unidades de Saúde da Família. O referencial
teórico-metodológico utilizado foi o de construção de conhecimento estabelecido por Paulo Freire através das categorias epistemológicas compiladas por Ecco: Leitura de mundo, temáticas significativas, diálogo, curiosidade e problematização. A análise dos dados se deu a partir das evidências estabelecidas pelo instrumento de coleta de dados aplicado, no caso a entrevista semiestruturada, e ainda pela análise temática proposta por Minayo. A coleta de dados aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2013. Dos 45 profissionais entrevistados, apenas 16 declaram formação no PSE. No que se refere à leitura de mundo os entrevistados apresentaram percepções da adolescência como uma fase em que
ocorrem transformações biopsicossociais e de vulnerabilidades, de saúde do adolescente relacionada a cuidados e orientações, também com responsabilidade individual e como um programa de governo, sobre o PSE ressaltaram que se trata de um programa para atender às demandas do adolescente na escola com ganhos significativos pela inserção do setor saúde nesse cenário, um programa que realiza ações assistenciais e educativas e permite o trabalho multidisciplinar, e a formação foi relacionada à experiência de vida, profissional, base conquistada através da academia e outros cursos que subsidiaram o trabalho no programa, no entanto, referiram despreparo para atuação. No tocante às temáticas significativas, os profissionais manifestaram várias perspectivas que gostariam de estudar
em razão das vulnerabilidades encontradas na adolescência, e consideraram também os
temas trabalhados nas ações demonstrando a importância que a prática trouxe ao seu processo de trabalho. O diálogo foi representado no repasse das informações e determinações das ações estabelecidas pela gestão, demonstrando fragilidades em vários aspectos. No que se refere à curiosidade, apontaram dúvidas quanto à continuidade das ações do programa, relataram que suas necessidades de aprendizagem não estão sendo contempladas, por isso, recorrem aos estudos, internet ou conversas com outros
profissionais de forma que essas condutas possam subsidiar suas práticas. A problematização, por sua vez, não foi retratada nas falas, considerando que os indivíduos descreveram formações numa perspectiva da abordagem tradicional e algumas estratégias 9 educativas, no entanto, estas não contemplavam as metodologias ativas de ensino aprendizagem. O estudo possibilitou compreender o cenário da formação no PSE, em que se percebeu as muitas lacunas configuradas nas categorias epistemológicas freireanas, de
modo a proporcionar um conhecimento efetivo a esses profissionais, tornando-os de fato preparados no trabalho do PSE, ampliando seu compromisso no alcance da promoção de saúde do adolescente.