Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
História (33009015078P3)
Palavras impressas em tempos de luta: periódicos pernambucanos e os debates políticos ocorridos entre 1821 e 1824
MARIO FERNANDES RAMIRES
DISSERTAÇÃO
22/09/2014

Este trabalho investiga o surgimento de uma cultura impressa em Pernambuco, principalmente no Recife, entre os anos de 1821 e 1824. Para sua realização, utilizamos como fontes os periódicos elaborados no período, destacando aspectos de sua escrita, produção e, de forma menos abrangente, seu consumo. Apresentamos as vertentes políticas dos redatores que atuaram no período, ocupamo-nos de suas trajetórias, vinculando-as aos impressos que redigiam e traçamos os percursos das tipografias nas quais esse material foi produzido. Os principais temas abordados nos impressos são: constituição e independência. Eles são aqui são analisados a partir de exemplos dos debates ocorridos nas páginas dos periódicos.

Periódicos, Pernambuco, Século XIX, Imprensa, Política
In this dissertation, I explore the emergence of newspaper culture in the Brazilian state of Pernambuco, mainly in the capital city, Recife, between 1821 and 1824. My sources are several newspapers from the period and I highlight aspects of their writing and production and, to a lesser extent, their consumption. I analyze the political dimensions and trajectories of the editors from the period, linking them to the newspapers they edited. I also explore the printing firms that produced the newspapers. The principal themes analyzed in the content of the newspapers are the constitution and independence, two key political questions that were debated in the periodicals of the period.
Periodicals, Pernambuco, nineteenth century, Press, Politics
01
173
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Contexto

HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
INSTITUIÇÕES, VIDA MATERIAL E CONFLITO
-

Banca Examinadora

STELLA MARIS SCATENA FRANCO VILARDAGA
Não
Nome Categoria
JOAO PAULO GARRIDO PIMENTA Participante Externo
MARIA RITA DE ALMEIDA TOLEDO Docente

Vínculo

Colaborador
Outros
Outros
Não