Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
História (33009015078P3)
Representações do Islã nos livros didáticos
FELIPE YERA BARCHI
DISSERTAÇÃO
11/12/2014

Este trabalho analisa as representações do Islã correntes nos livros didáticos de história para o Ensino Médio produzidos no Brasil entre os anos de 1991 e 2011. Esse período é permeado de acontecimentos que colocaram o Islã em evidência nas mídias ocidentais ao mesmo tempo em que a produção de livros didáticos no Brasil passou por grandes mudanças. Dada a especificidade de nosso objeto de pesquisa, procuramos conciliar as abordagens externa – o circuito de comunicação dos livros didáticos - e a interna – as representações contidas nos livros – a fim de alcançarmos uma análise mais equilibrada. As observações apontam para a prevalência de um ritmo lento de mudanças nos livros didáticos, bem como na cultura escolar da qual participam como um de seus elementos estruturantes. Orientalismo e eurocentrismo são conceitos importantes ao tratar de Islã nos didáticos e podemos, neste estudo, observar as mudanças e permanências destas duas forças motrizes que impulsionam a representação do Outro, neste caso, o Islã.

Livro didático; Islã; Ensino de História; Orientalismo; Cultura Escolar.
This work analyzes the current representations of Islam in History textbooks for the Secondary School (High School) produced in Brazil between 1991 and 2011. This period is permeated with events that put Islam in evidence in Western media while the production of textbooks in Brazil was going through major changes. Given the specificity of the object of our research, we aim to conciliate the external approaches - the communication circuit of textbooks - and the internal ones - the representations contained in books - in order to achieve a more balanced analysis. The observations point to the prevalence of a slow pace of change in textbooks, as well as in school culture in which they inserted as one of its structural elements. Orientalism and Eurocentrism are important concepts when dealing with Islam in textbooks, so it is possible to observe the changes and persistence of the two driving forces behind the representation of the Other, in this case Islam.
Textbooks, Islam, Teaching of History; Orientalism, School Culture.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
PODER, CULTURA E SABERES
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Banca Examinadora

ANTONIO SIMPLICIO DE ALMEIDA NETO
Não
Nome Categoria
SAMIRA ADEL OSMAN Docente
CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas - MCTI/ CNPQ/ MEC/ CAPES 24

Vínculo

Colaborador
Outros
Outros
Não