Esta pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida no município de Sena Madureira abrangeu
duas escolas rurais de ensino Fundamental localizadas no Projeto de Assentamento Joaquim
de Matos: uma pertencente à rede estadual e outra da rede Municipal. O objetivo do estudo foi
investigar o processo de alfabetização e de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de
discentes de uma escola do 2º ano e de outra que possui o ensino organizado na forma de
multisseriação. Este trabalho, no que tange à metodologia, envolveu a pesquisa bibliográfica e
documental, sendo analisados, mapas da classe disponibilizados pela escola municipal. Foi
realizada, ademais, uma Pesquisa Empírica baseada na técnica de observação e entrevista oral
e escrita, que abrangeu um questionário semiestruturado contendo 69 perguntas, do qual
participaram: 11 discentes, 01 docente que atua no 2º ano, e a gestora da instituição escolar
municipal. Na escola estadual, foram entrevistados 05 educandos e a professora que
trabalhava no sistema de multisseriação. Foi utilizada a modalidade de observação não
participante. Foram analisados, também, cadernos de discentes das duas turmas investigadas,
em cuja ocasião observou-se que a maiorias dos alunos das turmas analisadas apresentavam
dificuldades relacionadas à leitura e à escrita, que serão abordadas e analisadas ao longo do
trabalho. A pesquisa traz uma reflexão sobre os métodos de alfabet ização utilizados no Brasil
partindo da contribuição de Mortatti (2006), discute a importância da alfabetização nos dias
atuais na visão de Freire (1989, 1980), Freire e Macedo (1990), a relevância da alfabetização
para o homem do campo e aponta alguns fatores que interferem no processo de alfabetização
dos educandos, levando em consideração as análises e reflexões de autoras como Lerner
(2002), Soares (2000, 2003, 2006, 2012, 2013), entre outros.