Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE (31002013007P9)
O CASO DO PAA EM MONTES CLAROS – MG: ANÁLISE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS SOB A ÓTICA DAS INSTITUIÇÕES PROPONENTES
GEMILSON SOARES DA SILVA SEGUNDO
DISSERTAÇÃO
04/02/2014

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal analisar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na tentativa de pensar o programa e sua estrutura partindo da ótica das organizações proponentes do programa, uma vez que essas organizações são responsáveis pela operacionalização de diversas fases do processo de execução do programa. O PAA foi instituído pela Lei Nº 10.696, de 02 de julho de 2003, juntamente com o Programa Bolsa Família, na tentativa governamental de estruturar políticas de combate à fome e à pobreza no país, estando articuladas às demais ações do Programa Fome Zero. Ao longo desses dez anos de implantação, o programa cresceu e as mudanças provocadas pela sua operacionalização atingem vários setores sociais. Procuramos então fazer uma análise do Programa de Aquisição de Alimentos partindo da perspectiva das organizações proponentes, verificando quais as principais mudanças institucionais provocadas pelo Programa, tanto na dinâmica das instituições, quanto nos espaços de representação política que elas atuam. Foram pesquisadas as três organizações de produtores que acessam o PAA na cidade de Montes Claros-MG no período de 2010 a 2012, sendo a Associação de Produtores de Hortigranjeiros da Região do Pentáurea (ASPROHPEN); a Associação Regional de Cooperação e Apoio à Agricultura Familiar (ARCA) e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão (CGS).

Programa de Aquisição de Alimentos – PAA; Organizações Proponentes; Mudanças Institucionais; Montes Claros-MG
This dissertation aims to analyze the Food Acquisition Program (PAA), trying to think of the program and its structure starting from the perspective of proponents of the program organizations, as these organizations are responsible for the operation of various stages of process of implementing the program. The PAA was established by Law No. 10,696, of July 2, 2003, along with the Bolsa Família Program, the government's attempt to structure policies to fight hunger and poverty in the country, being hinged to the other shares of the Zero Hunger Program. Over the ten years of implementation, the program has grown and the changes engendered by their operationalization reach various social sectors. We then try to make an analysis of the Food Acquisition Program from the perspective of the proponent organizations, checking which major institutional changes brought about by the program, both the dynamics of institutions, and in the spaces of political representation they act. Three producer organizations that access the PAA in Montes Claros-MG in the period 2010-2012, were surveyed, which are the Association of Producers of horticultural Pentáurea Region (ASPROHPEN); Regional Association for Cooperation and Support for Family Agriculture (ARCA) and the Cooperative Family and Agroextractive Grande Sertão Farmers (CGS).
Food Acquisition Program - PAA; Organizations Proposers; Institutional Change; Montes Claros-MG
1
117
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE
POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E ATORES SOCIAIS
Gouvernance alimentaire et pratiques des ménages agricoles: une approche par les flux d?approvisionnement alimentaire et la multi-localisation familiale

Banca Examinadora

SERGIO PEREIRA LEITE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JORGE OSVALDO ROMANO Docente - PERMANENTE
SERGIO PEREIRA LEITE Docente - PERMANENTE
ROMULO SOARES BARBOSA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

Bolsa de Fixação
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim