Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Do contexto escolar ao ciberespaço: a prática de produção textual do gênero notícia via Twitter
FRANCISCA FRANCIONE VIEIRA DE BRITO
DISSERTAÇÃO
29/08/2014

A prática de escrita é fator primordial na formação do homem e sua simultânea interação comunicacional. Assim, torna-se extremamente necessário refletirmos sobre os aspectos que circundam o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para a produção de textos significativos, aliado ao letramento digital do educando. Discute-se, nesta dissertação, a prática de produção textual do gênero notícia via Twitter - sob o entrelaçar do contexto escolar e ciberespaço, considerando as premissas defendidas por: no campo dos estudos linguísticos, Bakhtin (1981, 2003), Koch e Elias (2012) e Antunes (2003, 2007, 2009); na relação linguagem-tecnologia tem-se Marcuschi e Xavier (2004), Araújo (2003, 2006, 2010), Zavam (2009), Costa (2010) e Coscarelli (2011); para os estudos sobre recursos e ferramentas do meio digital adotam-se Lévy (1996, 1999), Rojo (2009, 2013), Ribeiro (2010, 2012), Castells (1999, 2005), Recuero (2009) e Santaella e Lemos (2010); e quanto aos aspectos metodológicos, baseiam-se em Oliveira (2008), Brandão (1999), Bogdan e Biklen (1994), Minayo (1999), Gil (1999, 2002), Lakatos e Marconi (2003), dentre outros autores. Trata-se de uma pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, permeada por enfoque indutivo e cuja instrumentalização partiu da coleta de dados através de notas de campo, aulas expositivas dialogadas, uso de questionário misto e ainda prints screen dos textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa. O lócus de investigação foi uma turma de 23 alunos do 9º ano, da Escola Municipal Lindaura Silva, em Apodi-RN. Como recorte, temos a timeline individual dos alunos na rede social da internet Twitter, considerada, aqui, como o suporte virtual para a produção de tweets-notícia – nosso corpus de estudo, composto por 33 produções de 12 alunos da referida turma – sobre as quais focamos as seguintes categorias: textualidade, transmutação (reelaboração) genérica e interação (virtual). Os achados apontam: quanto à categoria da textualidade, há intersecção entre os princípios textuais elencados por Marcuschi (2008), de maneira que, sua manifestação não se dá de forma individualizada , estanque, mas circular, sofrendo influências culturais; referente à transmutação (reelaboração) genérica, a forma prototípica articulada pelo estilo, tema e composição do gênero corrobora com a classificação da reelaboração criadora emergente formulada por Costa (2010) e no que tange ao aspecto da interação (virtual), emergem manifestações diversas, permeadas pela dinâmica específica do Twitter: RT, reply, direct message, marcação de nickname do usuário e/ou hashtags. Perante o exposto, foi poss/ível concluir que o estabelecimento de uma parceria entre o Estudo da Linguagem e a Tecnologia, além de possível, pode ser muito promissora, a depender da articulação feita pelo professor.

Língua Portuguesa, ensino, produção textual, tweet, notícia.
The practice of writing is a primordial factor in the formation of the man and his simultaneous communicational interaction. Therefore, it becomes extremely necessary we reflect about the aspects that involve the teaching-learning process of Portuguese for the production of significant texts, associated to the digital alphabetization of the student. It is discussed, in this dissertation, the practice of textual production of the genre news via Twitter - under the interlace of the school context and cyberspace, considering the premises defended by: in the field of linguistic studies, Bakhtin (1981, 2003), Koch and Elias (2012) and Antunes (2003, 2007, 2009); in relation language-technology, we have Marcuschi and Xavier (2004), Araujo (2003, 2006, 2010), Zavam (2009), Costa (2010) and Coscarelli (2011); for the studies about the resources and tools of digital media are adopted Lévy (1996, 1999), Rojo (2009, 2013), Ribeiro (2010, 2012), Castells (1999, 2005), Recuero (2009) and Santaella and Lemos (2010); and as to methodological aspects, they are based in Oliveira (2008), Brandão (1999), Bogdan and Biklen (1994), Minayo (1999), Gil (1999, 2002), Lakatos and Marconi (2003), among other authors. It's a participant research, with a qualitative approach, permeated by inductive focus and whose instrumentalization started from collecting data through field notes, dialogued and expository lessons, use of mixed questionnaire, and further, print screen of the texts produced by the research subjects. The locus of investigation was a classroom of 23 students in the 9th grade, of the Municipal School Lindaura Silva in Apodi-RN. As fragment, we have the timeline of individual students in the social web Twitter, in the internet, considered, here, as the virtual support for the production of news -tweets – our study corpus, compound for 33 productions of 12 students of cited classroom – we focus the following categories: textuality, transmutation (reworking) generic and (virtual) interaction. The findings point: as to the category of textuality, there is intersection between the textual principles listed by Marcuschi (2008), so that his manifestation don't occur individually, stationary, but circular, suffering cultural influences; referring to the transmutat ion generic (reworking), the prototypical form articulated by the style, theme and composition of the genus corroborates with of the classification of emerging creative reworking formulated by Costa (2010) and in relation to the aspect of interaction (virtual), appear diverse manifestations, permeated by the specific dynamic of Twitter: RT, reply, direct message, marking the nickname of the user and / or hashtags. As it was exposed, it was possible concluded that the establishment of a partnership between the Study of Language and Technology, besides possible, can be very promising, depending of the articulation made by the teacher.
Portuguese Language, teaching, text production, tweet, news.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, DISCURSO E ENSINO
Práticas exitosas de leitura e a formação do leitor literário

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
Sim
Nome Categoria
CRIGINA CIBELLE PEREIRA Participante Externo
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
JULIO CESAR ROSA DE ARAUJO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim