Trata de um estudo sobre as relações existentes entre as metodologias para o ensino de Biologia desenvolvidas por egressos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID nos anos de 2009 a 2011 e a sua formação pedagógica. O objeto de estudo dessa investigação são os saberes pedagógicos construídos por ex-bolsistas desse Programa a partir das metodologias que desenvolveram e empregaram para o ensino de Biologia em duas escolas públicas do município de Fortaleza. Tem por objetivos: analisar a relação entre o desenvolvimento de metodologias para o ensino de Biologia por ex-bolsistas do PIBID e a construção de saberes pedagógicos para o exercício da docência no âmbito desse Programa; conhecer as metodologias e ações que desenvolveram para o ensino de Biologia, bem como os saberes e conhecimentos que mobilizaram para elaborá-las e executá-las; identificar as dificuldades que sentiram ao desenvolver essas metodologias na escola e as formas que encontram para superá-las; verificar como compreendem as metodologias de ensino em seu processo de formação docente e como a experiência vivenciada no âmbito desse Programa tem influenciado sua prática pedagógica, agora, como profissionais da Educação; produzir com os ex-bolsistas um material didático impresso, a partir do apanhado das metodologias que desenvolveram nas escolas no âmbito do PIBID, com vistas a divulgar suas ações no intuito de contribuir para a melhoria do ensino de Biologia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, tendo como método o Estudo de Caso (YIN, 2010). Os sujeitos são sete ex-bolsistas do PIBID/Biologia/UFC, que exerceram/exercem profissionalmente a docência no Ensino Básico. A coleta de dados realizou-se através de entrevista semi-estruturada e análise documental. O tratamento das informações se deu por meio de uma aproximação da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir de Franco (2003) e Minayo (2011). A base teórica desse trabalho consiste nos estudos de Pimenta (2009), Tardif (2002), Carvalho e Gil-Pérez (2001); Krasilchik (1987; 1996); Nóvoa (1995); Veiga (2004); Lopes (2004); Rays (2004); Franco (2012); Bordenave e Pereira (1999). A análise do conteúdo das falas dos sujeitos nos permitiu inferir múltiplos saberes pedagógicos construídos a partir da elaboração e desenvolvimento de uma grande diversidade de metodologias de ensino de Biologia, destacando-se o saber planejar o ensino, dialogar com os alunos, organizar os conteúdos acadêmicos em conteúdos escolares, situar o ensino de biologia e suas metodologias em contextos mais amplos (sociais, políticos, econômicos, históricos, culturais e éticos), tornar os conteúdos menos abstratos e mais contextualizados, valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes, saber adequar a linguagem para permitir a apropriação dos conteúdos pelos alunos, refletir sobre a própria prática e buscar transformá-la. O PIBID exerce influência sobre a prática docente dos ex-bolsistas, hoje, como professores da Educação Básica, porém muito do que aprenderam referente às metodologias de ensino não podem desenvolver em sua prática pedagógica, o que tem sido inviabilizado pelas condições objetivas de trabalho do professor, apontando a necessidade de transformações destes condicionantes e de valorização deste profissional.