O trabalho proposto busca refletir sobre a confiabilidade de textos literários tal como se apresentam em determinados Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Desta forma, o nosso corpus se constitui de doze textos literários transcritos em livros didáticos de língua portuguesa, adotados em escolas de nível fundamental e médio. Analisamos, especificamente, a autenticidade de tais textos, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Crítica Textual, ciência cujo caráter essencial é a preservação da cultura escrita. Nossa investigação do corpus se pautou em uma análise eminentemente comparativa dos textos em cotejo com os textos publicados pelos escritores. Concentramo-nos em observar os aspectos estruturais e/ou léxico-gramaticais e, por conseguinte, semânticos do discurso na transcrição dos referidos textos. Aliada a essas questões, debateremos sobre a inserção da literatura ao currículo escolar, discutindo sobre o processo da didatização do texto literário e as consequências advindas deste ato. A análise dos dados revelou a existência de muitas divergências entre os textos literários publicados em sua esfera de origem e os textos inseridos nos livros didáticos. Observamos que os textos foram transgredidos de forma a atender aos propósitos da didatização, desconsiderando não somente o autor do texto literário como também o leitor em formação.