Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Literários (28002016003P4)
A GENUINIDADE DE TEXTOS LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
VIRGINIA MARIA FERREIRA SILVEIRA BALDOW
DISSERTAÇÃO
15/03/2013

O trabalho proposto busca refletir sobre a confiabilidade de textos literários tal como se apresentam em determinados Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Desta forma, o nosso corpus se constitui de doze textos literários transcritos em livros didáticos de língua portuguesa, adotados em escolas de nível fundamental e médio. Analisamos, especificamente, a autenticidade de tais textos, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Crítica Textual, ciência cujo caráter essencial é a preservação da cultura escrita. Nossa investigação do corpus se pautou em uma análise eminentemente comparativa dos textos em cotejo com os textos publicados pelos escritores. Concentramo-nos em observar os aspectos estruturais e/ou léxico-gramaticais e, por conseguinte, semânticos do discurso na transcrição dos referidos textos. Aliada a essas questões, debateremos sobre a inserção da literatura ao currículo escolar, discutindo sobre o processo da didatização do texto literário e as consequências advindas deste ato. A análise dos dados revelou a existência de muitas divergências entre os textos literários publicados em sua esfera de origem e os textos inseridos nos livros didáticos. Observamos que os textos foram transgredidos de forma a atender aos propósitos da didatização, desconsiderando não somente o autor do texto literário como também o leitor em formação.

Livro Didático. Crítica Textual. Genuinidade do texto literário. Didatização.
The proposed work aims to reflect on the reliability of literary texts as they occur in certain Portuguese Language Textbook. Thus, our corpus is constituted of twelve literary texts transcribed in Portuguese language textbooks, adopted in schools of elementary and middle. We analyze specifically the authenticity of such texts, following the theoretical and methodological assumptions of Textual Criticism, science whose essential character is the preservation of written culture. Our investigation was based on the corpus is eminently comparative analysis of texts in comparison with the published texts by writers. We focus on observing the structural and / or lexicogrammatical and therefore semantic speech transcription of these texts. Allied to these issues, we will discuss about the inclusion of literature in the school curriculum, discussing the process of didactization the literary text and the consequences resulting from this act. Data analysis revealed the existence of many differences between literary texts published in its sphere of origin and the texts inserted in textbooks. We note that the texts were violated in order to fulfill the purposes of didactization, disregarding not only the author of the literary text but also the reader in training.
Textbook. Textual Criticism. Genuineness of the literary text. Didactization.
1
119
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL
LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
-

Banca Examinadora

RITA DE CASSIA RIBEIRO DE QUEIROZ
Sim
Nome Categoria
ROSANA MARIA RIBEIRO PATRICIO Docente
ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim