Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Literários (28002016003P4)
DA PERDIÇÃO À SALVAÇÃO:O AMOR-PAIXÃO EM ROMANCES DE AUTRAN DOURADO
ELIS ANGELA FRANCO FERREIRA SANTOS
DISSERTAÇÃO
21/03/2013

Estudo sobre as representações do amor-paixão nos romances Tempo de amar (1952), o primeiro do escritor brasileiro Autran Dourado (1926-2012), e Ópera dos fantoches (1995), reescrita do romance inicial. A partir do mito do andrógino (Platão), o amor Eros, busca-se identificar a relação entre amor, sociedade e literatura; a maneira de amar enquanto uma representação social (Costa Lima) e, por isso, sujeita à modificação no modo como os sujeitos a vivenciam e a representam artisticamente. A análise foi feita observando o diálogo com as novelas Amor de perdição (1862) e Amor de salvação (1864), do escritor português Camilo Castelo Branco (1825-1890), atentando para os desvios realizados por Dourado — o final não trágico e o par perfeito dotado não apenas de virtudes. Desse modo, tomaremos como operadores de leitura os conceitos de dialogismo (Bakhtin), intertextualidade (Kristeva) e paródia pós-moderna (Hutcheon), a fim de comprovar a crítica que Dourado realiza ao comportamento amoroso romântico, à medida que dialoga com as duas novelas portuguesas.

Representação do amor. Romances. Autran Dourado. Intertextualidade. Camilo Castelo Branco. Novelas.
Etude sur les représentations de l'amour-passion dans les romans Tempo de Amar (1952), le premier de l´écrivain brésilien Autran Dourado (1926-2012), et Ópera dos Fantoches (1995), réécriture dupremier. Du mythe de l'androgyne (Platon), l'amour Eros, nous cherchons à identifier la relation entre l'amour, la littérature et la société, la manière d´aimer en temps que représentation sociale (Costa Lima) et donc sujette à modification dans la façon dont les sujets la vivent et la représentent artistiquement. L'analyse a été effectuée en observant le dialogue avec les romans Amor de Perdição (1862) et de Amor de Salvação (1864), de l'écrivain portugais Camilo Castelo Branco (1825-1890), en notant les écarts faits par Dourado - pas de fin tragique et la paire parfaite dotée pas seulement de vertus. Pour ce faire, nous utiliserons les concepts de dialogisme (Bakhtine), d´intertextualité (Kristeva) et de parodie postmoderne (Hutcheon) afin de prouver que la critique que Dourado du comportement amoureux romantique, a mesure qu´il dialogue avec les deux nouvelles portugaises.
Représentation de l'amour. Romans. Autran Dourado. Intertextualité. Camilo Castelo Branco. Nouvelles.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL
POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
PROJETO PRETÉRITO IMPERFEITO: UMA COREOGRAFIA VERBAL DO AMOR NA CONTEMPORANEIDADE

Banca Examinadora

ALESSANDRA LEILA BORGES GOMES FERNANDES
Sim
Nome Categoria
SUENIO CAMPOS DE LUCENA Participante Externo
FLAVIA ANINGER DE BARROS ROCHA Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

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Sim