Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Literários (28002016003P4)
DA PERDIÇÃO À SALVAÇÃO:O AMOR-PAIXÃO EM ROMANCES DE AUTRAN DOURADO
ELIS ANGELA FRANCO FERREIRA SANTOS
DISSERTAÇÃO
21/03/2013

Estudo sobre as representações do amor-paixão nos romances Tempo de amar (1952), o primeiro do escritor brasileiro Autran Dourado (1926-2012), e Ópera dos fantoches (1995), reescrita do romance inicial. A partir do mito do andrógino (Platão), o amor Eros, busca-se identificar a relação entre amor, sociedade e literatura; a maneira de amar enquanto uma representação social (Costa Lima) e, por isso, sujeita à modificação no modo como os sujeitos a vivenciam e a representam artisticamente. A análise foi feita observando o diálogo com as novelas Amor de perdição (1862) e Amor de salvação (1864), do escritor português Camilo Castelo Branco (1825-1890), atentando para os desvios realizados por Dourado — o final não trágico e o par perfeito dotado não apenas de virtudes. Desse modo, tomaremos como operadores de leitura os conceitos de dialogismo (Bakhtin), intertextualidade (Kristeva) e paródia pós-moderna (Hutcheon), a fim de comprovar a crítica que Dourado realiza ao comportamento amoroso romântico, à medida que dialoga com as duas novelas portuguesas.

Representação do amor. Romances. Autran Dourado. Intertextualidade. Camilo Castelo Branco. Novelas.
Etude sur les représentations de l'amour-passion dans les romans Tempo de Amar (1952), le premier de l´écrivain brésilien Autran Dourado (1926-2012), et Ópera dos Fantoches (1995), réécriture dupremier. Du mythe de l'androgyne (Platon), l'amour Eros, nous cherchons à identifier la relation entre l'amour, la littérature et la société, la manière d´aimer en temps que représentation sociale (Costa Lima) et donc sujette à modification dans la façon dont les sujets la vivent et la représentent artistiquement. L'analyse a été effectuée en observant le dialogue avec les romans Amor de Perdição (1862) et de Amor de Salvação (1864), de l'écrivain portugais Camilo Castelo Branco (1825-1890), en notant les écarts faits par Dourado - pas de fin tragique et la paire parfaite dotée pas seulement de vertus. Pour ce faire, nous utiliserons les concepts de dialogisme (Bakhtine), d´intertextualité (Kristeva) et de parodie postmoderne (Hutcheon) afin de prouver que la critique que Dourado du comportement amoureux romantique, a mesure qu´il dialogue avec les deux nouvelles portugaises.
Représentation de l'amour. Romans. Autran Dourado. Intertextualité. Camilo Castelo Branco. Nouvelles.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL
POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
PROJETO PRETÉRITO IMPERFEITO: UMA COREOGRAFIA VERBAL DO AMOR NA CONTEMPORANEIDADE

Banca Examinadora

ALESSANDRA LEILA BORGES GOMES FERNANDES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SUENIO CAMPOS DE LUCENA Participante Externo
FLAVIA ANINGER DE BARROS ROCHA Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

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Sim