Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
PIBID-Bio-UFF: Um olhar sobre a formação inicial do docente
JANILDA PACHECO DA COSTA
TESE
11/08/2014

O debate sobre a formação universitária passa pelo perfil do profissional que está sendo formado. As licenciaturas deveriam formar pessoas autônomas capazes de buscar o saber, que extrapola a mera competência técnica. No entanto, o que ainda se observa é um modelo de ensino maçante e desvinculado da realidade, mesmo nas escolas e universidades de formação de professores. As novas diretrizes do Ministério da Educação sobre a formação de professores para a Educação Básica convocam à reflexão dois aspectos: tornar a formação inicial de professores um efetivo projeto coletivo, capaz de envolver a instituição formadora e o conjunto de formadores, e estabelecer a parceria com a escola, na qual estagiários, professores e supervisores de estágio possam aprender a trabalhar profissionalmente no cotidiano escolar. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pela CAPES, visa a melhoria do ensino nas escolas públicas através da união entre as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a influência da interação universidade-escola na formação inicial do docente em Biologia. Os objetivos específicos foram: analisar a percepção do licenciando em Ciências Biológicas da UFF quanto à qualidade de sua formação inicial; Analisar o impacto da participação no PIBID para a formação inicial do docente em Biologia; comparar a percepção dos diferentes atores envolvidos sobre a influência do PIBID na formação inicial do docente de Biologia. Participaram desta pesquisa 80 graduandos de Biologia (40 PIBID e 40 não-PIBID), 3 professores supervisores, 2 professores coordenadores e 48 alunos do Ensino Básico (EB). Os dados foram coletados a partir de questionários semiestruturados, entrevistas individuais e relatórios reflexivos. Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo e as categorias quantificadas, para que fosse possível realizar a sua triangulação. Todos os dados foram submetidos a análise estatística (Teste T Student, Análise de Variância e Qui quadrado). Os principais resultados revelaram que os 80 licenciandos que avaliaram o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF acham o curso de bom nível, apesar de citarem algumas falhas pedagógicas e curriculares sem diferença significativa entre PIBID e nPIBID. Como exemplo, apontam que há uma inadequação pedagógica de alguns professores, de carga horária de disciplinas como Zoologia e Botânica, bem como de práticas e saídas de campo. A análise específica da participação no PIBID mostra que os principais pontos importantes deste programa são a motivação e a construção de uma postura profissional que inclua o perfil de professorpesquisador. Quando triangulamos estes resultados com as entrevistas realizadas com os professores coordenadores, supervisores e alunos do Ensino Médio observamos que a importância do PIBID está no estímulo à pesquisa e ao trabalho de grupo, além da importância da presença da universidade na escola estimulando alunos e professores a se qualificarem de forma contínua. Na medida em que os bolsistas questionam e trazem contribuições para o curso, ocorre um retorno para a universidade, de modo a melhorar a formação docente inicial. Diversas atividades construídas e aplicadas aos alunos do EB demonstram a iniciação à pesquisa realizada como atividade do PIBID, fortalecendo o crescimento profissional do docente em Biologia. Assim, podemos afirmar que o programa PIBID influencia de forma positiva não só o licenciando, como também todos os outros atores envolvidos no processo, professores coordenadores e supervisores, além dos alunos do EB.

PIBID, Ensino de biologia, Ensino de Biotecnologia.
The debate on academic education is the professional profile that is being formed. Teacher education programs should form autonomous persons capable of seeking knowledge that goes beyond mere technical competence. However, what is observed is still a dull model detached from reality, even in schools and universities of teacher education. The new guidelines from the Ministry of Education on the training of teachers for basic education convoke to reflect two aspects: making initial teacher an effective collective project can involve educational institution and the set of trainers, and establish a partnership with school, in which trainees, teachers and internship supervisors, may learn to work professionally in everyday school life. The Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship (PIBID), created by CAPES, aims to improve education in public schools through the union between the state and local departments of education and public universities. Thus the aim of this study was to analyze the influence of the interaction between university and school for the initial training of teachers in Biology. The specific objectives were to analyze the perception of licensing in Biological Sciences UFF about the quality of their initial training; analyze the impact of participation in PIBID for the initial training of teachers in Biology; compare the perceptions of different stakeholders on the influence of PIBID the initial training of teachers of biology. 80 undergraduates participated in this study biology (40 PIBID and 40 non-PIBID), 3 supervisor’s teachers, 2 teachers and 48 student’s coordinators of Basic Education (EB). Data were collected through semi-structured questionnaires, individual interviews and reflective reports. Qualitative data were subjected to content analysis and quantified so that they could conduct their triangulation categories. All data were subjected to statistical analysis (Student t test, ANOVA and chi square). The main results showed that the 80 undergraduates who rated the Bachelor's Degree in Biological Sciences UFF find the course good level despite citing some pedagogical and curricular faults without significant difference between PIBID and nPIBID. As an example, point out that there is a pedagogical inadequacy of some teachers, the workload of disciplines such as zoology and botany, as well as practices and field trips. The specific analysis of participation in PIBID shows that the main key points of this program are motivation and building a professional approach that includes the profile of teacher-researcher. When these results triangulated with interviews with head teachers, supervisors and high school students noted that the importance of PIBID is in stimulating research and group work, and the importance of the presence of the university in the school encouraging students and teachers to qualify continuously. Insofar as the stock and bring question contributions to the course, a return to college occurs so as to improve initial training teaching. Several activities constructed and applied to EB students demonstrate beginning research conducted as PIBID activity, strengthening the professional growth of teachers in Biology. Thus, we can state that PIBID program positively influences not only the licensing, as well as all other actors involved in the process, coordinating teachers and supervisors, in addition to students from EB.
PIBID, Biology teaching, Teaching of Biotechnology.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
CIÊNCIAS - DA BANCADA A SALA DE AULA

Banca Examinadora

GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL TEIXEIRA
Não
Nome Categoria
GUTEMBERG GOMES ALVES Docente
MAURA VENTURA CHINELLI Participante Externo
GLAUCA TORRES ARAGON Participante Externo
ANA CLEA BRAGA MOREIRA AYRES Participante Externo
CLAUDIA MARCIA BORGES BARRETO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ - Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa 24
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Bolsa de Extensão 12

Vínculo

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Ensino e Pesquisa
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