Diante das significativas mudanças no cenário nacional para a concretização do SUS, as
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em saúde são concebidas como uma das estratégias
para que as instituições formadoras subsidiem uma formação profissional condizente com a
realidade e as necessidades de saúde da população. Nesse contexto, a opinião acadêmica é
essencial para compreendermos o entendimento dos estudantes quanto às habilidades e
competências que esperam adquirir em sua formação básica em saúde, assim como também
suas aplicabilidades no cenário atual de ensino. Esse estudo teve como objetivo identificar a
opinião acadêmica acerca das competências e habilidades gerais definidas pelas DCN dos
cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e
Mucuri (UFVJM). O desenho escolhido para delinear o presente estudo foi o transversal,
sendo a população constituída por 135 acadêmicos do último período dos cursos de graduação
da área da saúde da UFVJM (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia)
durante o segundo semestre do ano de 2012. No total foram recebidas 62 respostas, resultando
em índice de retorno dos questionários de 45,92%. Após análise dos dados foi possível
estabelecer o perfil dos acadêmicos que responderam os questionários, em que 48,38% (15)
pertenciam ao curso de Enfermagem, 48,14% (15) de Farmácia, 48,14% (13) de Fisioterapia,
66,66% (8) de Nutrição e 34,21% (13) de Odontologia. Empatia foi a variável que,
unanimemente, apresentou razoável grau de importância no processo de ensino pelos
acadêmicos participantes. Identificou-se diferenças significativamente estatísticas entre os
cursos apenas nas variáveis Liderança no trabalho em equipe multiprofissional e
Liderança, dado p<0,004 e p<0,034, respectivamente. Em todos os cursos Atenção à Saúde
e Tomada de decisões apresentaram os maiores índices tanto para o que se esperava ser
ensinado quanto para o que foi ensinado. Destaca-se que as competências e habilidades gerais
Administração e gerenciamento e Comunicação apresentaram predominantemente os
piores índices na perspectiva do ensino nos cursos de graduação na área da saúde da UFVJM.
Os resultados demonstrados nesse estudo evidenciaram a necessidade de refletirmos sobre o
perfil da formação dos profissionais em saúde, tendo em vista as reais demandas e
necessidades de saúde da população, em especial no que diz respeito os processos de gestão.