Brasi
Está liberado, até 10 de fevereiro de 2017, o envio pelos PPGs e a homologação pelos Pró-Reitores dos Coletas 2013, 2014 e 2015. Já o prazo do Coleta 2016, para envio e homologação pela pró-reitoria, é 10 de março de 2017.

Dados do Trabalho de Conclusão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FILOSOFIA (32001010012P9)

Michel Foucault e a questão antropológica: caminhos para pensar a constituição do sujeito na filosofia
ANNA CATARINA DE OLIVEIRA CAROZZI
DISSERTAÇÃO
12/12/2014

A partir da assertiva foucaultiana de que o pensamento moderno está ancorado em uma ilusão antropológica e que o homem moderno seria, seja na ciência, seja na filosofia, uma ficção, pretendemos percorrer o caminho de Foucault para compreender como ele entende a seu modo a constituição do sujeito. O objetivo que conduz nosso trabalho é demonstrar o caminho percorrido por Foucault em sua análise da Antropologia de um ponto de vista pragmático de Kant para entender a constituição do sujeito da tradição e, consequentemente, apresentar sua contraposição através da formulação da constituição do sujeito na história. A realização deste percurso implica em outro objetivo de nosso trabalho, a constituição do sujeito para Foucault, mesmo que se distancie do sujeito kantiano, guarda com ele uma estreita relação – a questão crítica os une.

sujeito, subjetividade, questão antropológica, história, crítica
En partant de l'affirmation de Foucault selon laquelle la pensée moderne se fonde sur une illusion anthropologique et que l'homme moderne serait, soit dans la science soit dans la philosophie, une fiction, nous proposons de poursuivre la réflexion, de telle sorte que nous puissions comprendre comment, à sa manière, Foucault pense la constitution du sujet. L'objectif du présent travail est de montrer le parcours de Foucault dans son analyse de l'Anthropologie d'un point de vue pragmatique de Kant, afin de comprendre la constitution du sujet de la tradition et, par consequént, de présenter l’opposition de Foucault par l’élaboration de la constitution du sujet dans l'histoire. La réalisation d’un tel cheminement suppose un autre objectif pour notre recherche : l’étude de la constitution du sujet pour Foucault, qui, bien qu’éloigné du sujet kantien, garde une relation étroite avec lui. En fait, la question critique les unit.
sujet, anthropologie, question anthropologique, critique
1
181
PORTUGUES
FAFICH / UFMG

Contexto
FILOSOFIA
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
GRUPO DE PESQUISA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Banca Examinadora
Orientador:
IVAN DOMINGUES
O orientador principal compôs a banca do discente?
Sim
Nome Categoria
MARCO ANTONIO SOUSA ALVES Participante Externo
ANDRE JACQUES LOUIS ADRIEN BERTEN Participante Externo


Vínculo
CLT
Outros
Ensino e Pesquisa
Não
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06,
CEP 70040-020 - Brasília, DF CNPJ 00889834/0001-08 -
Copyright 2010 Capes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Cooperação CAPES e SINFO