Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (33009015068P8)
JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA: O OLHAR DAS PRODUÇÕES ACADEMICAS
ANDRE AMANCIO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
22/10/2014

O presente estudo teve como objetivo responder à questão central da pesquisa Qual a imagem de jovens em cumprimento de medida socioeducativa que vem sendo publicada pelos trabalhos Stricto Sensu produzidos no Estado de São Paulo? Delimita-se o período de pesquisa como aquele entre os anos 2004 e 2013, posterior a nova organização da Fundação CASA, também em função da coerência epistemológica da produção acadêmica e, pela formação do pesquisador principal deste estudo, optamos pela área da Educação. Justifica tal necessidade de sistematização a baixa densidade de produção nesta área em questão, já que nos espaços pesquisados somente 0,02% das publicações dizem respeito ao descritor socioeducativo. Recorremos ao método da Meta-Análise Qualitativa enquanto modo organizacional da pesquisa e para a construção de dados valemo-nos da Análise Discursiva. Do total de 110 teses e dissertações selecionadas, seguimos com o estudo de 10 trabalhos do descritor socioeducativo, as demais são dos descritores juventude e infrator. Dos resultados principais, sublinhamos que as pesquisas abordam temas referentes à formação de profissionais para o atendimento ao jovem em cumprimento de medidas socioeducativas da Fundação CASA. A especialização de Educador Social não existe entre as diferentes áreas profissionais. Entende-se que a transição da antiga FEBEM para a Fundação CASA ainda está em andamento. Neste cenário, vozes das forças de mudança e as de conservação são representadas pelas comunicações expressadas nas produções científicas através dos educadores sociais, gestores institucionais ou dispositivos artificialmente criados para a pesquisa. Conclui-se que a imagem que se tem sobre os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas é de transitoriedade. Por um lado, esta conclusão aparenta positividade. Por outro, não aponta o que a comunidade espera: que fiquem longe de suas comunidades de origem, que pode significar que a institucionalização foi sempre motivada por considerações de reintegração social. Conclui-se provisoriamente que o “retorno ao mundão” ainda é marcado, como sócio historicamente observado, pelo estado de rejeição e de confinamento.

Jovens. Medida socioeducativa. Stricto sensu. Estado de São Paulo.
The present study aimed to answer the central question of research Which the image of young people in fulfillment of socio-educational measure that has been published by Stricto Sensu works produced in the State of São Paulo in Brazil. Able to pinpoint the search period as that between 2004 and 2013, later than the new organization of the Fundação CASA (Foundation HOUSE), also depending on the consistency of academic production and epistemological, the formation of the principal investigator of this study, it chose the field of education. Justifies such a necessity of systematization low density of production in the area concerned, since in the spaces surveyed only 0.02% of publications concerning educational descriptor. It uses the method of Qualitative Meta-Analysis while organizational mode of research and for the construction of data it us the Discursive Analysis. Of the total 110 selected doctoral theses and magister dissertations, followed with the study of 10 works, other educational descriptor are descriptors and youth offender. Main results, emphasising that research addressing issues relating to the training of professionals to attend to young in fulfillment of socio-educational measures of FUNDAÇÃO CASA (Foundation HOUSE). The Social Educator specialization does not exist between the different professional areas. Be understand that the transition from the former FEBEM for Fundação CASA (Foundation House) is still in progress. In this scenario, voices of change and the conservation forces are represented by communications expressed in scientific productions through the social educators, institutional managers or artificially created devices for research. It is concluded that the image you have on young people in fulfillment of socio-educational measures is of transience. On the one hand, this conclusion appears to positivity. On the other hand, does not point what the community expects to: stay away from their communities of origin, which may mean that the institutionalisation was always motivated by considerations of social reintegration. It is provisionally concluded that the "return to the big-world" is still marked as a partner State observed historically rejection and confinement.
Young People. Socio-educational measure. Stricto sensu. State of São Paulo in Brazil.
1
105
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO E SAÚDE
A INTEGRIDADE FÍSICA, EMOCIONAL E INTELECTUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O ALUNO GRAVEMENTE ENFERMO : ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O USO DE QUIMIOTERÁPICOS DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Banca Examinadora

AMALIA NEIDE COVIC
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
PRISCILA DOS SANTOS MAIA LEMOS Participante Externo
FLAMINIO DE OLIVEIRA RANGEL Participante Externo
MARIA APARECIDA DE MENEZES Participante Externo
MARIA SYLVIA DE SOUZA VITALLE Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não