Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (33009015066P5)
A Relação entre Universidade e Serviço: com a palavra os profissionais de saúde
ANA CLAUDIA FREITAS DE VASCONCELOS
DISSERTAÇÃO
13/10/2014

A Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (UNIFESP-BS) apresenta proposta pedagógica inovadora, de ampla inserção discente em atividades realizadas nos serviços de saúde na cidade de Santos, na perspectiva do trabalho interprofissional e da integralidade do cuidado. Acredita-se que a integração ensino-serviço produza momentos de reflexão e mudanças das práticas dos profissionais das unidades, provocando um novo modo de produzir saúde. Este estudo teve como objetivos descrever e analisar a inserção das atividades da UNIFESP-BS, na perspectiva dos profissionais de saúde. Foi realizada pesquisa exploratória, construída a partir de abordagem qualitativa utilizando análise documental e entrevista semiestruturada aplicada aos profissionais da atenção básica em saúde (agentes comunitários de saúde, enfermeiros e chefes de unidades) e da equipe da SEATESC (Seção de Atenção em Trabalho de Saúde Coletiva) envolvidos em ações da UNIFESP-BS (módulos do Eixo Trabalho em Saúde, estágios curriculares obrigatórios e Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde). As entrevistas foram analisadas segundo análise de conteúdo, do tipo temática. As ações da UNIFESP-BS nos serviços foram reconhecidas pelos profissionais e consideradas importantes no que se refere às reflexões sobre as práticas e o cuidado, trazendo um novo olhar para o fazer do profissional de saúde. Entretanto, os profissionais apontam dificuldade de identificar e/ou diferenciar cada uma das ações, tendo muitas vezes contato indireto, sem participar do planejamento conjunto das atividades, entre outros. A parceria academia-serviço como potencializadora da mudança das práticas pode se destacada como positiva, já que muitos profissionais sentem-se provocados a buscar novos saberes, bem como novos fazeres. Reconhecem um olhar para o cuidado mais dedicado quando acompanham os estudantes em suas atividades, porém não se sentem responsabilizados pela formação, considerando, algumas vezes, o acompanhamento de alunos uma sobrecarga de trabalho. A Residência Multiprofissional é a atividade apontada pelos profissionais como a mais relevante ao processo de transformação da prática. A proposta de formação da UNIFESP-BS, em consonância com as diretrizes de políticas de formação nacionais e internacionais apresenta-se em construção, com avanços e desafios. Várias estratégias têm sido executadas com vistas a estreitar a relação entre a UNIFESP-BS e a SMS-Santos como curso de especialização em cuidado em rede e reuniões de planejamento e avaliação compartilhadas das ações nos diversos níveis de gestão. Este caminho de aproximação entre academia e serviço tem avançado na promoção de encontros qualificados e tem sido reconhecido como benéfico por todos os atores neste caminhar: profissionais, professores, alunos, usuários e gestores.

Educação continuada;Prática profissional;Educação interprofissional;Educação Permanente;Sistema Único de Saúde
The Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista campus (UNIFESP-BS) presents innovative pedagogical proposal with broad inclusion of students’ activities in health services in the city of Santos, in the perspective of an interprofessional teamwork and integrality care. It is believed that the teaching-service integration brings moments of reflection and changes the practices of the professional in their units, causing a new way to produce health. This project aims to describe and analyze the insertion of the activities of UNIFESP-BS, in the perspective of health professionals. An exploratory research was conducted from the qualitative approach using documentary analysis and semi-structured interviews applied to the primary health care professionals (community health workers, nurses and unit chiefs) and the SEATESC team (Care in Community Health Work) involved in actions in UNIFESP-BS (Health Work Axis modules, mandatory internships and Integrated Multi Professional Residence in Health Care). Interviews were analyzed according to the content analysis, the thematic type. UNIFESP-BS services actions have been recognized by professionals and considered important when related to the reflections on practices and care, bringing a new look to how the health professional acts. However, professionals point out the difficulty of identifying and / or differentiate each action, often with indirect participation, without participating in the whole planning of activities, among others. The academy-service partnership as a driving force of changing practices can highlight as positive, since many professionals feel provoked to seek new knowledge and new doings as well. They can recognize a more dedicated care look when monitoring students in their activities, but do not feel responsible for training, considering sometimes the monitoring of students work overload. The Multidisciplinary Residence is the activity pointed by professionals as the most relevant to the transformation of practice. The vocational training proposed by UNIFESP-BS, in accordance with the policy guidelines of national and international training comes in construction with advances and challenges. Several strategies have been implemented in order to strengthen the relationship between UNIFESP-BS and the SMS-Santos as Care specialization course in network and planning meetings and shared assessment of actions at different levels of management. This way of approach between academia and service has advanced the promotion of qualified meetings and has been recognized as beneficial for all actors in this journey: professionals, teachers, students, users and managers.
Continuing Education;Professional practice;Inter professional Education;Unified Health System
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM CIENCIAS DA SAÚDE
AVALIAÇÃO, CURRÍCULO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO EM SAÚDE
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Banca Examinadora

MARIA FERNANDA PETROLI FRUTUOSO
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
VIRGINIA JUNQUEIRA Participante Externo
SILVIA MARIA TAGE THOMAZ Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.