Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de iniciação à docência dos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São Carlos, da área de Matemática. No intuito de identificarmos as contribuições e limitações desse processo formativo, sob o olhar dos bolsistas egressos do mesmo, buscamos responder à seguinte questão norteadora: Quais as principais percepções dos egressos do PIBID/UFSCar de Matemática em seu processo de iniciação à docência, sobre dificuldades e aprendizagens da carreira docente? Partimos de alguns pressupostos teóricos das aprendizagens docentes (MIZUKAMI ET. AL., 2003; TANCREDI, 2009, GUARNIERI, 1996, 2005), e em especial, da fase inicial da carreira (HUBERMAN, 1995; VEENMAN, 1988; CAVACO, 1995; MARCELO GARCIA, 1999; TARDIF, 2012), a qual possui características próprias e, normalmente, é marcada por sentimentos de “sobrevivência” e de “descoberta” que podem influenciar na permanência ou não na carreira docente. Para reconhecimento do cenário, identificação da dinâmica e particularidades do programa no âmbito nacional e institucional, foram utilizados documentos, projetos e publicações. Para a coleta de dados optamos por três etapas. Primeiro realizamos o mapeamento dos bolsistas que participaram do programa, no qual contabilizamos 35 bolsistas em 3 anos de subprojeto e encaminhamento de um questionário. O questionário inicial contou com dados sobre a formação inicial, formação no PIBID e as experiências profissionais, incluindo trabalhos de docência ou não, com o intuito de traçarmos o perfil dos bolsistas e ex-bolsistas. Nessa etapa também procuramos identificar os egressos que seguiram a carreira docente para o aprofundamento dos dados, assim, seguiram cinco sujeitos para a segunda etapa. Esta constituiu-se pela análise dos escritos reflexivos (portfólios) dos egressos ainda em início de carreira, a fim de identificarmos e evidenciarmos as principais atividades desenvolvidas no PIBID. Na terceira e última etapa, realizamos entrevistas com quatro sujeitos colaboradores (Amanda, Beatriz, Olavo e Viviane), professores egressos, a fim de compreender as percepções sobre o processo de formação, de entrada na profissão e perspectivas futuras. Voltamos o olhar para analisar os dados dos egressos do PIBID/UFSCar/Matemática através de suas dificuldades e aprendizagens narradas, compondo dois eixos de análise: (1) Aspectos característicos do início de carreira e (2) Dicotomias e articulações da formação e prática profissional. As características e sentimentos de professores iniciantes apontados pela literatura são revelados em todo o processo de iniciação dos sujeitos, começando nas vivências no programa o que se segue nos primeiros anos de docência, porém com alguns indicativos de que algumas dificuldades são superadas pelas aprendizagens geradas naquele momento de formação, o que contribui para a inserção profissional. O programa também busca proporcionar a articulação entre teoria e prática aos licenciandos, buscando superar as dicotomias entre a Matemática Escolar e a Matemática Acadêmica da formação inicial que reflete diretamente na prática profissional. Também destacam a formação continuada, percebem suas trajetórias, suas lacunas, dificuldades decorrentes da inexperiência. No entanto, mostram-se reflexivos e interessados em se tornarem professores cada vez melhores e de se desenvolverem profissionalmente na carreira.