Esta pesquisa reflete e propõe um currículo e uma produção de material didático, com foco na Fonologia da Libras, pois verificamos que há escassez de produções e publicações de livros didáticos escolares em Libras para serem utilizados na Educação Básica, em contextos bilíngues surdos. A nossa abordagem teórica está embasada na Linguística das Línguas de Sinais, com foco nos estudos fonológicos da Libras (Stokoe, 1977[1960]; Battison, 1974, 1875, 2000[1978a, 1978b]; Battison et al, 1975; Liddell, 1984; Liddel; Johnson, 1989; Sandler, 1990; Ferreira-Brito, 1990, 1995; Quadros; Karnopp, 2004; Xavier, 2006, 2014; Pimenta Castro, 2019; Quadros, 2019; Castro, 2021; Quadros, et al., 2023); na Pedagogia Surda e Didática Surda e Visual (Campello, 2008; Perlin; Rezende, 2011); e nas sugestões de referenciais curriculares brasileiros surdos (Stumpf; Linhares, 2021a, b, c, d, e). Os objetivos da pesquisa são: realizar levantamento bibliográfico de teorias que tematizem a Linguística da Libras e Educação Bilíngue de/para Surdos; identificar aspectos linguísticos da fonética e fonologia da Libras aplicáveis para o ensino-aprendizagem aos alunos surdos; analisar documentos educacionais e institucionais, contendo exemplificações de currículos, planos de aulas e materiais didáticos sobre ensino de Fonologia da Libras como primeira língua (L1); propor ementa curricular e possível organização de aulas de ensino de Fonologia da Libras para alunos surdos, do 5o ano, do Ensino Fundamental I. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com característica exploratória, descritiva e fundamentada como pesquisa de campo (Ferreira, 1994; Gil, 2008; Piana, 2009). Os dados foram coletados no Serviço de Ensino Fundamental 1 (SEF1), do Departamento de Educação Básica (DEBASI), ambos oriundos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com foco no levantamento de documentos pedagógicos e didáticos, como primeira fonte, de professores surdos e correspondentes aos seus planos de cursos e seus materiais de ensino, além de registrarmos fotografias de interações escolares. Também foram coletados dados a partir de formulários- questionários encaminhados aos professores surdos do INES para que pudessem expor suas dificuldades e soluções para ensinar o conteúdo de Fonologia da Libras aos alunos surdos, no Ensino Fundamental I. Os produtos desta dissertação apresentam propostas para o Ensino de Fonologia da Libras, com foco em alunos surdos do 5o ano, do Ensino Fundamental I: (i) uma ementa curricular (com 171 horas/aulas, a serem aplicadas em 29 aulas/dias letivos); (ii) um cronograma de aulas (com 07 módulos); (iii) dois planos de aulas (para aplicação em 02 aulas); e (iv) uma unidade didática.