O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a práxis pedagógica, principalmente para aqueles docentes, cujo contato com o surdo é incipiente. É preciso esclarecer que não se pretende oferecer fórmulas ou receitas, mas descortinar o universo da surdidade (Ladd, p. 3-4, 2013.)/surdez e suas particularidades, de modo a auxiliar o professor a compreender os meandros de um trabalho de ensino de Libras e de língua portuguesa escrita.Tem-se ainda a
intenção de deflagrar a importância de reflexão e ação sobre uma revisão necessária das práticas de ensino de línguas, no que se refere à educação de surdos na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, será feito um breve histórico das conquistas e avanços das lutas das comunidades surdas, no Brasil, propondo-se um debate sobre a contradição entre a criação de leis que garantem direitos a essa população e os avanços concretos que houve, na escola e na
sociedade, ao longo do tempo. Como conceitos centrais, nesta pesquisa, propõe-se o ensino bilingue na perspectiva da translinguagem, com crianças e adolescentes das séries iniciais e finais, do ensino fundamental, em processo de aquisição/aprendizagem das línguas. Em uma perspectiva de práxis, na ótica de Freire, (p. 52, ed. 77°, 2021) “A práxis, porém, é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.”, apresentamos a materialidade
que debatemos ao longo dos três primeiros capítulos, um material de suporte aos professores de alunos surdos, que se dá em forma de diálogo com os professores acompanhado de um compilado de sugestões de práticas, abordagens e atividades voltados para esse alunado.