O foco desta pesquisa foi a proposta de formação continuada de professores
advinda do Ministério da Educação (MEC) consubstanciada nos Manuais do
Professor que acompanham as obras didáticas aprovadas no Programa
Nacional dos Livros Didáticos (PNLD). Buscou-se identificar qual o perfil
pressuposto de professor de História da Educação Básica e, sobretudo, o que
o tipo de professor que se almeja formar nesse programa. Para responder a
essa questão, foram analisados os Editais e Guias dos Livros Didáticos do
programa. Os Editais apresentam as regulamentações e determinações para
inscrição, participação e seleção das obras no programa. Nos Guias dos Livros
Didáticos, constam as obras aprovadas com os resultados das avaliações,
inclusive as considerações sobre o Manual do professor, promovidas por
especialistas, em sua maioria, pesquisadores de universidades e instituições
de ensino federais. Para definição do recorte temporal, adotou-se como
referência o documento “Recomendações para uma política pública de livros
didáticos no Brasil”, publicado em 2001, que estabeleceu um marco divisório
nos processos de avaliação de livros didáticos no PNLD. Devido à amplitude do
programa, optou-se pela análise das edições voltadas para as séries finais do
Ensino Fundamental, ou seja, as versões 2005, 2008, 2011 e 2014. As
categorias da Análise do Discurso de Backhtin e do Círculo e os protocolos de
Roger Chartier subsidiaram a análise do corpus documental. Dentre outras
questões, concluiu-se que, nos primeiros editais, predomina uma perspectiva
formativa voltada para professores técnico-reprodutores. Nos dois últimos, no
que tange um discurso polissêmico, existem significativos apontamentos para
formação de professores reflexivos. Nos Guias dos Livros Didáticos, há uma
perspectiva técnico-reprodutora predominante nas edições 2005, 2008 e 2014.
A versão 2011, por sua vez, foi a que mais se sintonizou com a perspectiva de
Professor Reflexivo. Nesse sentido, foi possível perceber que não existe uma
correspondência direta entre os Editais e os Guias dos Livros Didáticos.