O presente estudo Protagonismo Juvenil e Mundo do trabalho. Contribuições Pedagógico - Pastorais na Formação Profissional - está vinculado ao Projeto de Pesquisa - Teologia e Gênero. Perspectivas e Novas Configurações Sociais e se insere na Linha de pesquisa Teologia e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR que visa realizar investigação teológica voltada para a vida e missão do cristão na sociedade. A pesquisa discute em uma perspectiva interdisciplinar as contribuições pedagógico-pastorais da formação profissional dos jovens do Ensino Médio Integrado do Centro de Educação profissional Irmão Mario Cristóvão-TECPUC. A ênfase dada ao estudo é o processo de construção do protagonismo juvenil no mundo do trabalho e parte-se do pressuposto de que os jovens, individualmente ou em grupos, participam de diferentes formas e em espaços diversos, em torno ou no objetivo de promover mudanças significativas na sociedade, que venham proporcionar não somente um acesso aos direitos sociais ou a serviços deles derivados, mas também a constituição de novos direitos e políticas públicas da/para/com juventudes e demais pessoas. Dentro da ideia de protagonismo o jovem é tomado como elemento central da prática educativa. O protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social. O trabalho humano é apresentado como expressão da grandeza da pessoa humana, como continuação da obra do Criador e tem um valor ético. O trabalho em seu sentido subjetivo, expressa o agir do homem enquanto ser dinâmico, capaz de levar a término várias ações que pertencem ao processo do trabalho e que correspondem à sua vocação pessoal. Emerge, assim, uma concepção teológica e, ao mesmo tempo, humanista da pessoa que nos faz dizer que essa é o parâmetro da dignidade do trabalho. O estudo orientou-se pela pesquisa qualitativa de natureza exploratório-descritiva, bibliográfica e de campo, com a técnica da entrevista individual, semi-estruturada, com um roteiro com 40 perguntas abertas e fechadas. Para a coleta de dados obedeceu-se aos critérios do Comitê de Ética de Pesquisa da PUCPR. O questionário foi aplicado online a um universo de 201 participantes, jovens estudantes dos terceiros e quartos anos, com idade entre 17 e 18 anos, dos Cursos de Administração, Contabilidade e Informática, do Ensino Médio Integrado do Centro de Educação profissional Irmão Mario Cristóvão – TECPUC, dos quais 189 responderam ao questionário. A análise dos dados se orientou em torno de categorias, tais como perfil sócio demográfico, trabalho, aspectos familiares, educação, religião, contribuição pedagógico-pastoral do TECPUC para a formação profissional e protagonismo e projeto de vida. E a partir dos dados obtidos, compreendeu-se que as juventudes se constroem nas e pelas relações sociais; as políticas públicas com suas diretrizes e projetos contribuem para resgatar a dimensão social da educação favorecendo na preparação para o mundo do trabalho. A integração entre a proposta pedagógica, as ações e os projetos do Núcleo de Pastoral contribui para o desenvolvimento do protagonismo e da cidadania. Essas são algumas das confirmações e percepções que o presente trabalho identificou, entre outros aspectos fundamentais relatados durante a pesquisa