No Brasil percebemos a falta do artefato cultural musical em Libras. O que mais encontramos
são traduções de músicas mas músicas em Libras criadas por surdos, com a identidade surda
ainda é escassa. A nossa pesquisa analisou vídeos de músicas produzidas por surdos, tomando
por base os artefatos culturais existentes. Nosso estudo se voltou para as produções que
atendessem o público de crianças surdas da educação infantil. O objeto de pesquisa está
intimamente relacionado às experiências de vida e profissionais da pesquisadora, fato que
motivou a investigação sobre o tema música pelos surdos. As pesquisas mostram que os surdos
gostam da música pois provoca emoções, estimula a criatividade e possibilita a expressão de
ideias através de uma poesia ritmada. Portanto, a música também é um artefato cultural que faz
parte da vida dos surdos. No ano de 2011 o Instituto Nacional de Educação de Surdos realizou
um projeto que envolvia a tradução, por um professor surdo, de músicas brasileiras. No entanto,
se tratava de tradução, em nossa pesquisa destacamos a importância da produção musical surda.
A música é um artefato intercultural, sua produção envolve questões políticas partidárias,
respeito às diferenças, características de identidade de um grupo. Dentro das orientações
curriculares há a especificação de que devemos ofertar a música como conteúdo para os alunos
da educação infantil, pois este conteúdo auxilia no desenvolvimento da expressão de
sentimentos e da comunicação. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL,
1996) está escrito que devemos ofertar este conteúdo para todas as pessoas sem distinção. A
música sinalizada traz consigo uma forte característica da experiência visual dos surdos que as
produzem. Este é um artefato cultural, afinal, os artefatos culturais não contemplam apenas
objetos, instrumentos ou materiais, mas também as produções de sujeitos surdos que possuem
um modo próprio de ver e entender o mundo (STROBEL, 2008). O objetivo desta pesquisa foi
investigar quais os elementos estéticos estão presentes em músicas produzidas por surdos e,
com base nisso, elaborar vídeos de músicas em Libras. Para isso, realizamos uma pesquisa
bibliográfica e análise de vídeos de músicas produzidos por surdos. Como instrumento de
análise de dados utilizamos o software ELAN que permite a análise dos dados de forma rápida,
com várias ocorrências ao mesmo tempo e a catalogação dessas. Como resultado da análise dos
vídeos de músicas encontrados identificamos que essas produções possuem: descrição
imagética, ritmo, rima, antropomorfismo, incorporação e simetria. Com base nesses elementos
estéticos identificados, produzimos nossas próprias composições musicais. E criamos o décimo
artefato cultural denominado Vusica, que é uma produção musical visual sinalizada. Portanto,
nosso produto foram 3 (três) vídeos de músicas em Libras compostas pela pesquisadora surda.
Ao elaborar os vídeos tomamos o cuidado para que o conteúdo estivesse adequado à faixa etária
do público que queríamos alcançar, a saber, crianças da educação infantil. Esperamos que nossa
produção possa ser amplamente divulgada para estimular outros a desenvolverem ações
semelhantes e, com isso, aumentar a produção de músicas por surdos. Acreditamos que tais
produções contribuirão para que as crianças surdas aprendam de forma prazerosa.