Esta tese de Doutorado em Educação Escolar, linha de pesquisa: Política e Gestão
Educacional, investigou o PROUNI por meio de um estudo multicasos com bolsistas
estudantes e egressos, sob o viés educacional, com o objetivo de avaliar se, enquanto política
pública de acesso e expansão do ensino superior, destinado às populações menos favorecidas
econômica, social e culturalmente, este programa atende e corresponde às expectativas dessas
novas camadas sociais, incluídas nesse nível de ensino. A pesquisa tem abordagem qualitativa
e possui uma interatividade por meio da abordagem quantitativa, desenvolvida em um
percurso de 5 passos metodológicos que foram traçados para atingir os objetivos específicos e
o objetivo geral: 1º) pesquisa bibliográfica de abordagem histórica da educação superior
brasileira para entender o contexto histórico que motivou a criação do programa; 2º) pesquisa
documental para entender a legislação e demais documentos que o constituíram; 3º) teoria de
Weber para fundamentar e dar parâmetros de um modelo típico ideal de universidade e ensino
superior; e teoria de Bourdieu para fundamentar as históricas desigualdades de capitais
econômico, social, simbólico e principalmente cultural que interferem no desempenho escolar
dos estudantes, bem como no acesso e permanência no ensino superior; 4º) pesquisa
bibliográfica para identificar e apreender o conhecimento já produzido por outras pesquisas
sobre o PROUNI; e 5º) pesquisa empírica por meio de um estudo multicasos com 2.164
bolsistas de sete instituições de ensino superior, presentes em todas as modalidades de ensino:
universidades, centros universitários e faculdades. A amostra foi composta pela participação
de 500 bolsistas, que equivale estatisticamente a 95% de grau de confiabilidade e 3,85% de
margem de erro. Além do questionário on line, os bolsistas foram convidados a enviar suas
histórias de vida, que totalizaram 34. O PROUNI surgiu de um movimento que teve início no
governo Lula e que seguiu no governo Dilma, mas que partiram de questionamentos e
demandas de vários atores sociais, representantes da sociedade civil organizada e de governos
anteriores. O programa foi criado no âmbito das políticas públicas inclusivas de acesso ao
ensino superior, com a finalidade de atender à demanda da expansão de vagas para as
camadas populares, cuja história comprova tal necessidade. Os problemas desta pesquisa
foram: 1) avaliar se o programa atende às expectativas dos bolsistas; 2) avaliar se os bolsistas
conseguiram a bolsa para o curso que desejavam; 3) avaliar se os bolsistas conseguiram
ingressar, permanecer e concluir o curso. As hipóteses investigadas foram: 1) o PROUNI
soluciona a dificuldade de acesso e permanência dos alunos das camadas populares, inseridas
no ensino superior; 2) o PROUNI, como política pública, é uma forma de incentivo e acesso
imediato para as classes mais pobres, que não conseguem, nem veem possibilidades de acesso
ao ensino superior público e nem conseguiriam custear o ensino superior particular. As
principais considerações desta tese são: 1) o PROUNI atende às expectativas profissionais de
392 bolsistas (78,4%), e às expectativas pessoais de 330 bolsistas (66%); 2) 450 bolsistas
(90%) conseguiram a bolsa para o curso que desejavam; 3) o PROUNI “não” soluciona
totalmente a dificuldade de acesso e permanência no ensino superior; 4) o PROUNI
“soluciona parcialmente” a “dificuldade de acesso” ao ensino superior, comprovada por 280
bolsistas (56%); 5) o PROUNI, como política pública de inclusão “é uma forma de incentivo
e acesso imediato” para as camadas mais pobres da população que não conseguiram ingressar
nesse nível de ensino por outras formas; 6) a maioria dos bolsistas atribuem bons significados
ao programa.