Esta pesquisa tem como foco principal apresentar uma proposta metodológica
baseada em uma sequência didática para professores que atuam no contexto
inclusivo e suscitar reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem de Língua
Portuguesa escrita como segunda língua para alunos surdos. Para tanto,
metodologicamente, são utilizados trabalhos desenvolvidos anteriormente sobre o
processo de ensino e aprendizagem de surdos, analisados sob a perspectiva dos
multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita, a partir de
gêneros textuais com foco na tirinha. A sequência didática elaborada tem como textos
basilares uma tirinha autoral, construída no site StoryboardThat, e uma crônica,
veiculada no jornal Monitor Campista. Como aporte teórico, foram utilizados autores
como Almeida Filho (2002), Barthes (1990, 1999, 2012), Bauman (1999, 2001), Dolz;
Noverraz e Schneuwly (2004), Hall (2016), Monte Mór (2015), Moriconi (2014), Pereira
(2014), Quadros & Finger (2017), Ramos (2017), Rojo (2000, 2009, 2012, 2019),
Street (1993, 2014), entre outros.