Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Estudo do vocabulário do livro didático de inglês no Ensino Fundamental
IANE ISABELLE DE OLIVEIRA CASTRO
DISSERTAÇÃO
27/08/2014

Este trabalho objetiva analisar atividades do Livro Didático (LD) Links: English for tens, do 9º ano do Ensino Fundamental, dos autores Denise Santos e Amadeu Marques e propor atividades com músicas como uma de muitas ferramentas que podem auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem de inglês, e assim facilitar a aquisição de vocabulário a alunos de Ensino Fundamental. Partindo da Abordagem Lexical, analisamos a seção de atividades “Words in action”, em que os autores procuraram dar ênfase ao estudo do vocabulário, como também, do princípio do que é saber uma palavra. Acreditamos que a abordagem adotada pelo professor bem como conhecer/reconhecer a realidade em que o aluno está inserido e explorá-la, utilizando o livro didático em sala de aula, já disponível aos aprendizes irá auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem. Para tanto, fundamentamo-nos em Brown (1994, 2001), Holden & Rogers (2001), Leffa (1988, 2000), Nation (1990, 1998), Lewis (1993, 1997), Murphey (1990, 1992), entre outros. Utilizamos a abordagem de caráter qualitativo que tem enfoque interpretativo e análise dos dados, além de ser caracterizada como uma pesquisa bibliográfica. Com relação ao método, adotamos o indutivo, pois nos baseamos na realidade para realizarmos os experimentos e tirar conclusões. O estudo apontou que, apesar da seção analisada no Livro Didático não ensinar o que é saber uma palavra em todos os seus aspectos, tais como, o nível formal, morfológico, sintático, semântico e ter competência combinatória lexical, e ainda, identificar os sinônimos e parônimos, observamos indícios de alguns aspectos como a identificação de palavras polissêmicas, utilização de cognatos, atividades contextualizadas, utilização de polipalavras, sendo utilizadas com combinações fixas com outras, dentre outros aspectos considerados relevantes no ensino de vocabulário de inglês. Pudemos concluir que, apesar do livro didático de inglês, ser usado recentemente nas escolas públicas do Brasil, o professor pode utilizá-lo de forma satisfatória em sala, mesmo que seja necessário adequar algumas atividades e complementá-las. Dessa forma, acreditamos que este trabalho pode contribuir para pesquisas futuras quanto à aquisição de vocabulário de inglês com o uso do LD, bem como, auxiliar o professor na utilização de atividades lúdicas, como a música.

Ensino/aprendizagem. Aquisição de vocabulário. Livro Didático de inglês. Música.
This work aims to analyze activities of Textbooks Links: English for tens, 9th year of elementary school, Authors Denise Santos and Amadeu Marques and to propose activities with music as one of many tools that can help teachers in the teaching/learning process and thus facilitate English vocabulary acquisition for students of Elementary Education. Starting from analyze the Lexical Approach Words in action activity, in which the authors sought to give emphasis to the study of vocabulary, as well as, the principle of that is knowing a word. We believe that the approach adopted by the teacher and know / recognize the reality in which the student is inserted, and explore it using the textbook in class, now available to learners will help the teacher in the teaching / learning process. To do so, supported in Brown (1994, 2001), Holden & Rogers (200 1), Leffa (1988, 2000), Nation (1990, 1998), Lewis (1993, 1997), Muphey (1990, 1992), among others. We use a qualitative approach that has interpretive approach and data analysis, in addition to being characterized as a literature search. Regarding the method, we adopt the inductive because we relied on reality to accomplish the experiments and draw conclusions. The study showed that, despite the analyzed Textbook section does not teach what is to know a word in all its aspects, such as, the formal, morphological, syntactic, semantic and have lexical combinatory competence, and further, identify synonyms and paromys, we observed evidence of some aspects such as the identification of polysemic words, use of cognates, contextualized activities, use of poly-words, being used with fixed combinations with other, among other aspects considered relevant in teaching English vocabulary. We concluded that, despite the textbook of English, recently being used in public schools in Brazil, the teacher can use it satisfactorily in the classroom, even if it is necessary to adapt some activities and complement them. Thus, we believe that this work can contribute to future research on the acquisition of English vocabulary using the Textbook, as well, help the teacher in the use of recreational activities, such as music.
Teaching/learning. Vocabulary acquisition. Textbook of English. Music.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, DISCURSO E ENSINO
Dicionário, multimodalidade e ensino: uma abordagem discursiva

Banca Examinadora

ANTONIO LUCIANO PONTES
Sim
Nome Categoria
MANOEL FREIRE RODRIGUES Docente
MARCIO SALES SANTIAGO Participante Externo
EXPEDITO ELOISIO XIMENES Participante Externo
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Não