Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Diga que você está de acordo! O Material Fatzer de Brecht como modelo de ação
FRANCIMARA NOGUEIRA TEIXEIRA
TESE
03/05/2013

Esta tese tem como objetivo a realização de um trabalho experimental baseado na descoberta e criação de jogos para a cena a partir do Material Fatzer, produzido por Bertolt Brecht entre 1926 e 1930. O material é uma reunião de comentários e fragmentos, divididos em cinco fases de trabalho. Essa pesquisa parte da hipótese que o Fatzer é um modelo para a investigação contemporânea de novas formas de narrar. O texto é explorado a partir dos conceitos de modelo de ação (Handlungsmuster) e estranhamento (Verfremdung), eleitos nesta pesquisa como instrumentos didáticos e metodológicos a partir da teoria da peça didática (Lehrstück) e defendidos por seus principais comentadores (BENJAMIN, 1987; KOUDELA, 1991; LEHMANN, 2009; McGOWAN, 2011; STEINWEG; 1972, WILKE, 1999; WIRTH, 1984, 1999). Os experimentos foram realizados com o grupo cearense Teatro Máquina em treze encontros, distribuídos em quatro etapas detrabalho. Os procedimentos técnicos adotados na pesquisa (relatos, improvisação, troca de papéis, jogos e produção textual) compõem o plano operativo das etapas de trabalho, subdivididas a partir das seguintes discussões: i. noções de experiência, choque, crítica e fragmento, segundo Benjamin (1987); ii. Conceitos operativos da teoria e prática da peça didática; e iii. estruturas textuais que compõem o Fatzer (diálogos, coros, fábulas, indicações para encenação, reflexões teóricas). Durante as etapas de trabalho, foi desenvolvido o roteiro Diga que você está de acordo!, que sintetiza os principais materiais e jogos para a cena experimentados e produzidos na etapa prática. O roteiro é uma síntese poética do encontro do grupo com o texto de Brecht e apresenta em seções separadas as estruturas narrativas que foram experimentadas durante a pesquisa, indicando que a experimentação com o texto como modelo de ação aponta possibilidades para a descoberta de novas formas de narrar.

Fatzer, Brecht, modelo de ação, estranhamento, jogos teatrais, Benjamin, experiência, Teatro Máquina
Esta tese tem como objetivo a realização de um trabalho experimental baseado na descoberta e criação de jogos para a cena a partir do Material Fatzer, produzido por Bertolt Brecht entre 1926 e 1930. O material é uma reunião de comentários e fragmentos, divididos em cinco fases de trabalho. Essa pesquisa parte da hipótese que o Fatzer é um modelo para a investigação contemporânea de novas formas de narrar. O texto é explorado a partir dos conceitos de modelo de ação (Handlungsmuster) e estranhamento (Verfremdung), eleitos nesta pesquisa como instrumentos didáticos e metodológicos a partir da teoria da peça didática (Lehrstück) e defendidos por seus principais comentadores (BENJAMIN, 1987; KOUDELA, 1991; LEHMANN, 2009; McGOWAN, 2011; STEINWEG; 1972, WILKE, 1999; WIRTH, 1984, 1999). Os experimentos foram realizados com o grupo cearense Teatro Máquina em treze encontros, distribuídos em quatro etapas detrabalho. Os procedimentos técnicos adotados na pesquisa (relatos, improvisação, troca de papéis, jogos e produção textual) compõem o plano operativo das etapas de trabalho, subdivididas a partir das seguintes discussões: i. noções de experiência, choque, crítica e fragmento, segundo Benjamin (1987); ii. Conceitos operativos da teoria e prática da peça didática; e iii. estruturas textuais que compõem o Fatzer (diálogos, coros, fábulas, indicações para encenação, reflexões teóricas). Durante as etapas de trabalho, foi desenvolvido o roteiro Diga que você está de acordo!, que sintetiza os principais materiais e jogos para a cena experimentados e produzidos na etapa prática. O roteiro é uma síntese poética do encontro do grupo com o texto de Brecht e apresenta em seções separadas as estruturas narrativas que foram experimentadas durante a pesquisa, indicando que a experimentação com o texto como modelo de ação aponta possibilidades para a descoberta de novas formas de narrar.
Fatzer, Brecht, modelo de ação, estranhamento, jogos teatrais, Benjamin, experiência, Teatro Máquina
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
DRAMATURGIA, HISTÓRIA E RECEPÇÃO
DO MODELO DRAMATÚRGICO DE ARMAND GATTI AO ESPETÁCULO-FÓRUM DE AUGUSTO BOAL: ELEMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DA INTERVENÇÃO

Banca Examinadora

ANTONIA PEREIRA BEZERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
INGRID DORMIEN KOUDELA Participante Externo
JOSE ANTONIO SAJA RAMOS NEVES DOS SANTOS Participante Externo
LUIZ CESAR ALVES MARFUZ Docente - PERMANENTE
RAIMUNDO MATOS DE LEAO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim