Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
Geografia (40014010005P6)
A GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE) NO PARANÁ
ADRIANA CRISTINA PINTO
DISSERTAÇÃO
06/06/2014

Neste trabalho buscamos averiguar como a ciência geográfica, tem sido apropriada e (re) elaborada por parte dos professores de Geografia da Educação Básica do Paraná, por meio dos conceitos e conteúdos privilegiados nos artigos produzidos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), turmas 2007 e 2008, e, em que medida, a dicotomia Geografia Física e Geografia Humana é superada nesses trabalhos. Para isso, analisamos 146 artigos produzidos pelos professores na primeira e segunda edições do programa, por meio da análise de conteúdo, seguindo os princípios de Bardin (2010). A seleção, classificação e sistematização dos artigos permitiu-nos verificar que os professores concentraram os trabalhos em 07 temáticas principais, as quais organizamos no trabalho em categorias, são elas: Estudo Local; Dinâmica da Sociedade; Dinâmica da Natureza; Cartografia; Educação/preservação Ambiental; Formação Continuada de professores; Linguagens, Técnicas e Metodologias. A partir das análises é possível afirmar que as diferentes dicotomias geográficas também estão presentes na produção dos professores de Geografia no PDE, dentre elas, Global/local, Universal/particular, Geografia Física/Geografia Humana, Sociedade/Natureza. Mas por outro lado, há um esforço em superá-las e uma preocupação social com a Geografia. Há uma preocupação evidente com o processo metodológico, e muitos trabalhos buscam articular a pesquisa ao ensino. De modo geral, é possível assegurar que o PDE é um programa de formação continuada que contribui significativamente para a formação do professor, e no caso da Geografia, mostrou-se como um excelente mecanismo de pesquisa e qualificação do ensino, no qual, embora o professor não consiga superar as dicotomias, por meio do trabalho realizado no programa, há um esforço significativo por ultrapassá-las. A abordagem geográfica sob a perspectiva da relação sociedade e natureza, por exemplo, é uma busca bastante presente nas propostas.

Dicotomias Geográficas, Geografia Física/Geografia Humana; PDE, Formação Continuada de Professores, Geografia.
In this work we investigate how geographical science, has been appropriated and (re) designed by teachers of Geography of Basic Education of Paraná, through concepts and core contents in articles produced under the Educational Development Program (EDP) classes 2007 and 2008, and to what extent, the Physical Geography and Human Geography dichotomy is overcome in this work. For this, we analyze 146 articles written by teachers in the first and second editions of the program, through content analysis, following the principles of Bardin (2010). The selection, classification and systematization of articles allowed us to verify that teachers work focused on 07 main subject, which organized the work into categories, they are: Local Study; Dynamics of Society; Dynamics of Nature; cartography; Education / Environmental Preservation; Continuing training of teachers; Languages, Techniques and Methodologies. From the analysis it is clear that the different geographical dichotomies are also present in the production of teachers of Geography in PDE, among them, Global / local, universal / particular, Physical Geography / Human Geography, Society / Nature. But on the other hand, there is an effort to overcome them and a concern with social Geografia. There is an obvious concern with the methodological process, and many works seek to articulate the research to teaching. In general, you can ensure that the PDE is a continuing education program that significantly contributes to the education of teachers, and in the case of geography, proved to be an excellent mechanism for research and education qualification, in which, although the teacher can not overcome the dichotomies, through the work carried out in the program, there is a significant effort to overcome them. The geographical approach from the perspective of the relationship between society and nature, for example, a search is very present in the proposals.
Dichotomies Geographic, Physical Geography/Human Geography; PDE, Continuing Teacher Education, Geography.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

Contexto

DINÂMICA DA PAISAGEM E DOS ESPAÇOS RURAIS E URBANOS
DINÂMICA DOS ESPAÇOS RURAIS E URBANOS
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Banca Examinadora

MARQUIANA DE FREITAS VILAS BOAS GOMES
Sim
Nome Categoria
ELOIZA CRISTIANE TORRES Participante Externo
WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Não